4 Carboidratos Que Você Não Precisa Cortar Para Emagrecer

Nem todo carboidrato é inimigo da balança, portanto, saiba quais podem ser ingeridos para manter o corpo em forma.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Quando o assunto é emagrecimento, a primeira coisa que vem à mente é o corte de pães e massas, ou seja, dos carboidratos, famosos por se transformarem rapidamente em açúcar e, consequentemente, fazerem a pessoa ganhar peso. Por outro lado, nem todo tipo de carboidrato tem essa consequência, afinal, esse nutriente também é muito importante para o organismo porque é a principal fonte de energia de todos os seres vivos. Portanto, é preciso saber selecionar quais são os carboidratos que você não precisa cortar para emagrecer com saúde. São eles:

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1. Aveia

Seja em flocos ou como farinha, a aveia é um alimento repleto de carboidratos complexos, que demandam mais esforço do organismo para absorvê-los. Com isso, a sensação de saciedade é aumentada e a vontade de comer é reduzida consideravelmente. Além disso, ela ajuda o corpo a eliminar as toxinas, servindo como uma “vassoura” que melhora o trânsito intestinal, colocando para fora tudo o que faz mal, principalmente a gordura.

A aveia pode ser consumida com leite desnatado, em vitaminas, saladas de fruta ou como substituta da farinha branca em bolos, pães e massas. Faça essa escolha e veja o seu corpo enxugar rapidamente!

2. Batata Doce

Os adeptos de academia certamente são viciados nessa raiz que é deliciosa, fácil de fazer, nutritiva e com bons carboidratos para quem procura pelo corpo ideal. Com seu gosto adocicado, sacia a vontade de comer doces e, de quebra, carboidratos, ou seja, a batata doce é perfeita! Rica em cálcio, vitaminas A e C, betacaroteno e fibras, contribui para a saúde e para o bom funcionamento intestinal. E mais: a batata doce aumenta os níveis de adiponectina, hormônio responsável por regular o açúcar sanguíneo e manter o metabolismo rápido.

Ela pode ser cozida em água fervente ou assada em forno convencional ou no microondas, que é muito mais rápido, prático e mantêm todos os nutrientes intactos. O melhor momento para saboreá-la é antes da prática de atividades físicas, pois te encherá de energia!

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3. Pipoca

Se você adora salgadinhos industrializados, afaste-se completamente deles porque têm uma grande concentração de sódio e conservantes, venenos para a sua saúde. Substitua-os pela pipoca, que é um grão integral de difícil digestão. Assim, você sentirá menos fome e o seu organismo passará por uma bela de uma “faxina”. Uma porção pequena contém somente 70 calorias, 3 gramas de fibras e 13 de carboidratos, contanto que seja sem óleo.

Para tanto, prefira estourar a sua pipoca no microondas dentro de uma saco de pão ou refratário de vidro coberto com papel filme com furinhos para o ar sair. Coloque 4 colheres de sopa de milho para pipoca e 4 de água, deixando por aproximadamente 5 minutos ou até os grãos estourarem. No lugar do sal, escolha suas especiarias favoritas, de preferência, as com propriedades termogênicas como a pimenta, o curry  ou a canela.

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4. Quinoa

Ainda pouco conhecida no Brasil, esse pequeno grão pode ser um substituto magro e nutritivo para a massa e o arroz, bombas de carboidrato simples. Com o dobro da quantidade de proteínas de outros grãos, ainda possui uma grande e rica variedade de aminoácidos essenciais ao organismo humano, além das vitaminas E e do complexo B e ferro.

O sabor da quinoa é bem neutro, então, faça cozidos ou saladas bem temperados, já que ela absorve o sabor de temperos como as especiarias e o azeite. Vale a pena experimentar esse poderoso grão, não somente para manter a silhueta em forma, mas também a sua saúde.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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