5 Substitutos do Macarrão para Perder Peso

O macarrão é um dos pratos mais práticos e gostosos, mas também um grande inimigo das dietas. Saiba como substitui-lo.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Perder peso nunca foi uma tarefa fácil, especialmente nos dias atuais, quando temos em mãos a comodidade das tecnologias que nos deixam mais sedentários: o controle remoto, o carro com direção elétrica e a ausência das manivelas para subir e descer os vidros etc. Tudo isso faz com que percamos cada vez menos calorias. Essas facilidades modernas também fazem com que preenchamos cada vez mais as nossas agendas e, com isso, passamos a nos alimentar mal, com refeições semiprontas, rápidas e deixamos a saúde para segundo plano.

O macarrão, por ser um alimento de rápido preparo, torna-se um dos preferidos em todo o mundo. Porém, se não nos atentarmos para o detalhe da farinha branca, aquela mais refinada, podemos ganhar mais peso, visto que esse tipo de farinha se torna glicose e gordura muito rapidamente, então, precisamos arranjar alguns substitutos mais saudáveis e naturais para o macarrão, tendo de deixá-lo para os finais de semana com a família. Basta apenas um pouco de criatividade.

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Calorias das Massas

Mesmo cozida as massas não são muito calóricas (cerca de 200 calorias por xícara), porém geralmente é servido com o seu amigo infame – o cremoso e delicioso molho, que pode conter de 400 a 1.000 calorias por xícara. O melhor é sempre ficar com os molhos à base de tomate e garantir que seus pratos de massa contenham muitos legumes e alimentos ricos em proteínas.

Veja algumas opções saudáveis e menos calóricas:

1. Macarrão de Arroz

Queridinho da nutrição funcional, o macarrão de arroz é vendido inclusive em mercados e o benefício é que ele não contém glúten ou outros componentes inflamatórios.

2. Macarrão Integral

Outra possibilidade é fazer a mesma receita acima com macarrão integral em quantidade reduzida. A massa integral, assim como os legumes, contém fibras, aumentando o tempo de digestão. Então, com pouca comida, já estará satisfeita.

3. Macarrão Shirataki

Se você é um amante de massas tente cortar os carboidratos usando o macarrão shirataki. Ele não tem nem carboidratos e nem calorias, assim você pode literalmente comê-los todos os dias, sem sabotar sua perda de peso.

4. Espaguete de Abóbora

Muitas pessoas optam também pelo espaguete de abóbora para substituir o macarrão. A abóbora é um bom substituto porque contém muitos minerais e será mais útil que o macarrão se você pratica algum esporte. A abobrinha comum ou a do tipo cabotiá/cabotiã são bem neutras em sabor, então o que colocar para acompanhá-las, ficará gostoso, como fritar apenas um pouco de bacon só para dar um cheirinho. Lembrando que a abóbora tipo cabotiá/cabotiã deve ser feita em pedaços maiores para acompanhar uma carne grelhada ou “de panela”, claro, carne magra, sem aquela capa de gordura, ou cozer bem essa abóbora até virar um purê, que acompanha bem um franguinho ou lombo de porco gralhados. Isso é coisa de mineiros, hein? Fica uma delícia!

5. Lasanha de Berinjela ou Abobrinha

Os apaixonados por lasanha podem experimentar substituir a massa por berinjela ou abobrinha italiana. A abobrinha italiana é aquela usada para fazer o charuto de abobrinha da culinária árabe. Ela é mais rija, dando uma consistência mais firme, e uma lasanha feita com esse tipo de abobrinha fica muito boa e não “pesa na consciência”.

Essas são as alternativas para substituir o macarrão e conseguir perder aqueles quilos excedentes. Não é complicado, basta ter paciência que tudo é possível. Quando você prepara seus alimentos, já está perdendo algumas calorias. Lembre-se disso.

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Mais Salada e Menos Macarrão!

Uma das alternativas é fazer inversões como aumentar a quantidade de legumes e verduras e diminuir a quantidade de macarrão. Por exemplo: se costuma comer macarrão ao alho e óleo, experimente dourar com azeite de oliva um pouco de alho até ficar crocante. Em seguida, coza uma cenoura cortada em palitos, um pouco de vagem, ou um pezinho de brócolis ao vapor e misture no prato com uma quantia menor de macarrão do que costumava comer. Assim, os legumes e verduras vão dar uma sensação de saciedade maior. Pelo fato de conterem fibras, irão se expandir em nosso sistema digestivo, fazendo uma boa limpeza intestinal. E vão também diminuir a velocidade da digestão, pois o macarrão é de rápida digestão e logo estará com fome novamente.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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