6 Nutrientes Para Apostar no Verão

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Sempre que o verão chega, as pessoas se expõem mais ao sol, seja a passeio na praia ou atividades físicas ao ar livre, ou mesmo no dia a dia de trabalho, visto que usamos menos roupas de manga comprida. É importante saber que não basta o cuidado superficial com protetores solares tão somente, o corpo precisa de nutrientes para suportar as exposições aos raios ultravioletas, ainda mais atualmente, porque a tão cogitada nos anos 1980, camada de ozônio, que envolve o planeta Terra e o protege das radiações solares, praticamente foi extinta pela ação do homem ao longo do Século XX. É importante saber que no Brasil, concentrava o maior buraco da camada de ozônio. E agora que ela praticamente não existe mais, os cuidados com a pele começa de dentro para fora. Muitas doenças como câncer, tanto da pele como órgãos internos, decorrem desse fato, visto que não temos mais a proteção natural contra as radiações solares que nos bombardeiam a todo instante. Então é importante conhecer os principais nutrientes para tentar contornar e driblar o mal que devia ter disso combatido há muito tempo, mas enfim…

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Betacaroteno

Encontrado em frutas e legumes de cores alaranjadas, como a própria laranja, cenoura, abóboras, mamão. O betacaroteno é responsável pela colocarão desses alimentos, e quando ingeridos, dão um aspecto mais amorenado na nossa pele. Com isso, passamos a ter uma resistência maior contra a exposição aos raios ultravioletas do sol.

Licopeno

Este é encontrado em frutas vermelhas e é responsável pela coloração avermelhada nessas frutas: tomate, morango, framboesa, melancia, maçã (casca), pimentões vermelhos. São antioxidantes, previnem câncer em órgãointernos como próstata, fígado, pulmões, além disso regula o funcionamento desses órgãos, e quando esses alimentos são cozidos, como fazer molho com tomates frescos, o poder saudável aumenta.

Leuteína

É outro carotenoide encontrado em vegetais verdes como folhas em geral, brócolis e espinafre. Ajuda a proteger a pele contra as exposições solares, melhoram a digestão, fornecem minerais importantes para o funcionamento muscular e recomposição de fibras.

Vitamina C

Além de antioxidante também, assim como todas as substâncias ditas anteriormente, a vitamina C nos protege contra infecções, gripes, e nos mantém resistentes a essas doenças. Encontra-se em limão, laranja, pitanga, abacaxi, acerola. Para se ter uma ideia de sua importância, os chineses há mais de mil anos antes de Cristo, já consumiam muito a vitamina C levando limões nos navios para combater o escorbuto nas tripulações.

Flavonoides

Encontrados no chá-verde, uva, morango, cereja, esses elementos tem capacidade antioxidante e estimulante. Aumentam nossa vivacidade e previnem a aparição de manchas na pele, proporcionam disposição e boa aparência e textura da pele.

Vitamina E

Quem pratica esporte não pode deixar esta de lado. Funciona como repositor dos músculos, está nas proteínas das carnes, ovos, leite, peixes, margarinas, manteiga, castanhas, amêndoas, queijos, etc. Atuam na reconstrução de tecidos musculares, epiteliais, melhoram a visão, e em alguns casos, funciona como anabolizante natural devido a concentração dessa vitamina, é uma vitamina indispensável, e sempre deve estar associada aos carboidratos para prática esportiva.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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