Açafrão da Terra Pode Ajudar a Perder Peso?

Tire todas as suas dúvidas sobre o açafrão da terra (Cúrcuma)

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Recentes estudos feitos por várias instituições renomadas apontam para muitos benefícios da cúrcuma ou açafrão da terra, inclusive auxilia na perda de peso. Num estudo apresentado e publicado no Journal of Nutrition, ficou demonstrada a atuação da cúrcuma na inibição da lipogênese, ou seja, a produção de gordura no corpo. O condimento diminuiu o percentual de gordura corporal no grupo de voluntários que consumiu o tempero durante todo o tempo de duração da pesquisa. A dosagem diária usada no estudo foi de cinco gramas diárias, equivalente a uma pequena colherzinha de chá bem rasa. Quantidade que parece ínfima, mas demonstrou-se uma grande aliada na perda de peso, por isso atente-se para o modo de uso.

acafrao-da-terra-pode-ajudar-a-perder-peso

Como Açafrão Emagrece?

Outros estudos ainda mostraram que o poder anti-inflamatório que a curcumina tem naturalmente é um dos sistemas que contribuem para a perda de peso. Outro estudo publicado no European Journal of Nutrition mostrou que a curcumina é muito útil no tratamento e também prevenção de doenças crônicas relacionadas à obesidade porque a curcumina interage em várias vias metabólicas e que são capazes de reverter a resistência à insulina, o pré-diabetes, a hiperglicemia, a alta concentração de açúcar no sangue, a hiperlipidemia (colesterol alto) e demais sintomas inflamatórios associados ao sobrepeso e à obesidade.

Como Usar o Açafrão

Se acaso você preferir comprar a raiz inteira, in natura, que é parecida com o gengibre, utilize 2 rodelinhas por dia. Ou então, ingira o pó do açafrão, usando uma colher de chá, cerca de 5 gramas apenas ao dia, caso acaso estiver acometido(a) de um problema de saúde que não possa mastigar a rodela da raiz. Pessoas saudáveis poderão usar a quantia que desejarem, o mais importante é a regularidade no consumo diário, fazer com que o açafrão-da-terra faça parte da rotina diária de alimentação.

Você pode ainda consumir o açafrão da terra adicionando algumas rodelas ou então ralar um pouco de sua raiz em sucos, bolos, tortas, saladas, arroz, tapiocas, feijão, e também utilizando o produto em pó, polvilhando em sopas, carnes magras, e demais alimentos ditos anteriormente.

Um Ótimo Condimento Para Seus Pratos Favoritos

Pode ainda fazer combinações com outros condimentos na sua cozinha, como misturar ao curry, pimenta do reino branca para temperar um bife bovino, suíno, ave ou peixe. Também pode ser usado em sal temperado, experimente colocar algumas ervas aromáticas como louro, alecrim, orégano, etc., todos triturados a seco com sal rosa num liquidificador e deixar para usar no dia a dia.

Açafrão Contra Doenças

Saiba que, além de auxiliar na perda de peso, é um forte aliado no combate de doenças cerebrais como a depressão e o Mal de Alzheimer. A curcumina atua como um antidepressivo natural e não há até o presente momento algum relato de contraindicação ou efeito colateral de seu uso. Apenas recomenda-se não exceder aquela quantia diária descrita acima, mais precisamente para não enjoar do condimento.

Cravos e Espinhas

Tem efeitos positivos contra cravos e espinhas na pele. Consulte um médico e saiba como preparar soluções para uso tópico na pele. Reduzem muito a incidência das acnes e outros problemas simples que afetam a pele e é por isso que mais e mais estudos vão sendo aprimorados para descobrir todos os seus benefícios, especialmente este contra a obesidade.

 




Comente!




*Campos obrigatórios