Alimentos Funcionais

Conheça-os e aproveite seus benefícios

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Para quem pretende atingir um bom funcionamento do organismo e o emagrecimento, uma alimentação saudável é essencial, não é mesmo? A vantagem é descobrir que existem alimentos específicos que ajudam no bem estar, além de vários aspectos como a própria queima de gordura: os alimentos funcionais. Alimentos funcionais são aqueles que possuem propriedades que proporcionam benefícios a diversas áreas do corpo como vitaminas, fibras e antioxidantes e são usados por quem busca uma melhor qualidade de vida e condicionamento do organismo. Saiba mais sobre eles a seguir.

Probióticos e Prebióticos

Os probióticos são microorganismos e bactérias benéficos para o organismo que inibem bactérias indesejáveis ao e protegem a mucosa intestinal metabolizando as fibras e diminuindo aquelas que geram doenças e gases. Além disso, eles melhoram a absorção de cálcio e ferro e aumentam os níveis de vitamina B e aminoácidos de alimentos. Os probióticos estão presentes em sucos de frutas, iogurtes, leites fermentados e suplementos em pó.

Alimentos Funcionais

Prebióticos são substâncias imunes à ação de enzimas, o que significa que não podem ser digeridos. A ingestão deles também vai estimular a produção de bactérias benéficas ao organismo e prevenir doenças crônicas do intestino.

Estão presentes em vegetais como:

  • cebola
  • alho
  • tomate
  • cevada
  • banana

Fitoesteróis

São elementos que estão presentes em alimentos gordurosos e que ajudam a diminuir o colesterol e na regulagem de hormônios femininos e masculinos, o que de quebra ajuda quem tem TPM.

Alguns exemplos de alimentos que contém fitoesteróis são:

  • semente de girassol
  • soja
  • canola
  • castanhas
  • nozes
  • milho
  • abacate
  • feijão
  • certas margarinas e iogurtes enriquecidos com eles.

Antioxidantes

Os antioxidantes são nutrientes naturais presentes em certos alimentos que previnem a degeneração celular pelo efeito dos radicais livres, aumentando a imunidade do organismo.

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Estão presentes em:

  • Frutas vermelhas e roxas como amora, mirtilo, morango e framboesa
  • Frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi
  • Sementes como cacau, linhaça e castanhas
  • Peixes, porque são ricos em Ômega 3
  • Raízes como a cenoura, entre muitos outros.

Fibras

As fibras alimentares são encontradas em alimentos com valor calórico baixo ou zero. Como não são completamente digeridas pelo organismo, são benéficas para o intestino e produzem maior sensação de saciedade, o que vai evitar aquela vontade de comer o tempo todo ou logo depois de almoçar. Também têm capacidade de absorver o açúcar e o colesterol, no entanto, o consumo excessivo de fibras pode atrapalhar a absorção de outros alimentos e fazer mal ao intestino.

Os alimentos mais ricos em fibras são:

  • Frutas: Mamão, pêssego, figo, damasco, abacaxi
  • Vegetais: alface, agrião, cenoura, beterraba
  • Aveia
  • Feijão

Outros exemplos de alimentos funcionais

  1. Alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, manga e espinafre, ajudam a diminuir os riscos de câncer e neutraliza o efeito do envelhecimento das células do corpo pelo fato de o betacaroteno se converter em vitamina A quando ingerimos gorduras e proteínas.
  2. Alimentos ricos em isoflavonas, como a soja e suas fontes e derivados, ajudam a amenizar sintomas de TPM e da menopausa, pois a isoflavona possui estrutura química semelhante ao estrogênio.
  3. Alimentos ricos em Ômega 3, como os peixes de água fria, ajudam a controlar o colesterol e os triglicerídeos e a diminuir riscos de doenças cardiovasculares.
  4. Alimentos ricos em licopeno, como beterraba, pimentão e tomate, preservam o corpo dos radicais livres, que podem alterar o DNA e causar câncer.

Confira mais informações sobre alimentos funcionais:

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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