Alimentos Integrais

Conheça as vantagens e benefícios

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Os alimentos integrais são aqueles que contém grãos e cereais que mantiveram suas características e todos (ou quase todos) os seus nutrientes que como se tivessem sido retirados diretamente da natureza por não terem passado por processo de refinamento. Eles são mais nutritivos que os refinados porque possuem mais vitaminas, mais fibras e mais minerais. Existem muitos benefícios em preferir alimentos integrais, inclusive maior possibilidade de emagrecimento; veja a seguir.

Saciedade

A maioria dos alimentos integrais possui a mesma quantidade de calorias dos refinados e alguns possuem uma quantidade maior. No entanto, mesmo que essa quantidade seja superior, esses alimentos dão maior saciedade porque por serem ricos em fibras. Isso vai eliminar aquela vontade de comer desnecessariamente e contribuir muito para a perda de peso.

Confira os benefícios dos alimentos integrais:

Prevenções

As fibras presentes nos alimentos integrais também estimulam o desempenho do trânsito intestinal, pois o regula, o que previne a prisão de ventre. Elas também auxiliam na redução da absorção de açúcares e LDL (colesterol ruim), ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e as pessoas com diabetes. Também ajudam a prevenir câncer e possuem antioxidantes e vitaminas.

É bom lembrar que fibras em excesso produzem o efeito contrário, produzindo gases, já que as fibras são fermentadas no intestino, e ainda atrapalhando a absorção de nutrientes importantes como cálcio, ferro e magnésio.

Metabolismo

Como as fibras presentes nos alimentos integrais são substâncias que não são digeridas rapidamente pelo nosso organismo, o corpo pode precisar de mais energia para realizar o processo, o que vai acelerar a perda de calorias. Mas não se engane: comer alimentos integrais em excesso engorda, assim como consumir alimentos refinados em excesso. Apenas consumir alimentos integrais sem ter bons hábitos alimentares e praticar o mínimo de exercícios não vai ajudar na hora de emagrecer.

Alimentos Integrais

Porções

O indicado é que se consuma alimentos integrais todos os dias, sendo que cada refeição deve ter um alimento integral, o que totaliza cinco porções diárias. Isso contribui para que a meta de 25 gramas de fibras diárias, por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), seja atingida.

Macarrão Integral

Receitas

Confira duas receitas saborosas de alimentos integrais retiradas do site do programa Bem Estar.

Farofa integral

*receita da nutricionista Nádia Rocha Brito

Ingredientes:

  • 100 gramas de linhaça
  • 500 gramas de amêndoa
  • 100 gramas de semente de girassol

Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador
  • A farofa poderá ser colocada em alimentos salgados e frutas
  • Se você adicionar essa receita em suas refeições, a alimentação irá ganhar uma boa quantidade de fibras

Arroz Integral
*receita da chef de cozinha Tatiana Cardoso

Caldo com legumes
(usado no lugar da água na hora de cozinhar o arroz)

Ingredientes:

  • Talo de salsinha
  • Folha de brócolis
  • Alho-poró
  • Tomate

Preparo:

  • Misture todos os vegetais; Aqui você também tem a opção de usar outros vegetais que tiver em sua casa
  • Coloque água até cobrir todos os legumes
  • Deixe tudo ferver por 40 minutos em fogo baixo
  • Tire do forno
  • Coe o caldo
  • Despeje o caldo com uma pitada de sal sobre o arroz em panela de pressão; deixe por cerca de 20 minutos
  • Deixe mais uns 3 minutos cozinhando sem a tampa para evaporar o resto de água que sobrou
  • Você pode adicionar azeite, cebolinha, salsinha ou manjericão para dar mais sabor

Espero que tenham gostado desse artigo onde tentei mostrar um pouco mais sobre os alimentos integrais e seus benefícios.

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