Anticoncepcional Engorda?

Muitas mulheres tem dúvidas se os anticoncepcionais engordam. Vamos entender esse assunto no post abaixo.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Como sabemos a pílula anticoncepcional é considerado hoje pela medicina o método mais comum contra a concepção, porém muitos mitos e lendas circulam em torno desse medicamento muito usado. Hoje a principal preocupação é em relação ao peso. Será que o anticoncepcional engorda?

Os ginecologistas explicam que há apenas uma retenção do liquido, que irá depender da dosagem aplicada, essa retenção, lhe dará uma sensação de inchaço.

Outros métodos contraceptivos como o DIU também podem causar aumento de peso. Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto ao longo da matéria.

A retenção de liquido

Essa retenção irá variar de mulher para mulher e também do tipo de pílula que você usa, não existe uma regra própria.  Então é indicado sempre consultar o seu ginecologista para que ele lhe de a devida orientação sobre qual medicamento usar para assim começar o tratamento.

Retenção de Líquidos

Hoje no mercado há várias pílulas que são diuréticas, o que evitam em graus intensos essa retenção, tirando esse incomodo e impressão de “aumento de peso” que a mulher possa sentir , é o que afirma alguns ginecologistas.

Mesmo aquelas que precisam do anticoncepcional continuamente, precisam sim se preocupar com os “quilinhos a mais”. Todas as pílulas devem ter pausas entre si nas cartelas, isso por que algumas específicas vem emendadas, onde o médico deve identificar se é realmente necessário.

Quais os anticoncepcionais que engordam?

Como já mencionamos tudo vai depender do seu organismo, onde o resultado poderá variar. Mas conheça os principais que engordam seja em qualquer organismo:

  • Diane 35
  • Cerazette
  • Selene
  • Injeção anticoncepcional
  • Belara
  • Nordete
  • Adesivo anticoncepcional

Porém tem aqueles que segundo a maioria dos ginecologistas, não causam um aumento de peso, são eles:

  • Mínima
  • Level
  • Adoless
  • Yaz
  • Yasmin

É claro que o anticoncepcional causa essa retenção dos líquidos e que isso pode de fato causar um aumento de peso conforme o uso do medicamento. Mas, é importante ficar atento a isso, os anticoncepcionais não são causadores diretos do aumento de peso, eles apenas através da retenção de líquidos, irão fazer com que você sinta incomodada.

Quais Anticoncepcionais Engordam?

Quais Anticoncepcionais Engordam?

Ainda poderá sentir inchaço, sangramentos irregulares e sensibilidade mamaria. Com o uso continuo a mulher sofrer atraso de três meses seguidos em sua menstruação, o que não traz nenhum prejuízo direto a saúde.

Tipos de pílulas anticoncepcionais

Há dois tipos de pílulas contraceptivas. As que contem os dois hormônios estrogênios e progesterona que são as mais fortes, e aquelas que contem apenas um hormônio a progesterona, mas fraca. As duas são muito eficazes contra a concepção, contudo quanto mais hormônios a mulher ingerir, maiores serão os efeitos colaterais e incômodos.

De acordo com alguns pesquisadores, usando pílula anticoncepcional anualmente, a mulher pode adquirir 1 kg a mais em 12 meses, é claro que é uma pesquisa com um resultado bem simplificado, mas que pode ser observado com atenção.

A dica para combater esses efeitos é a prática constante de exercícios físicos, sempre com regularidade e atenção. Meia hora de caminhada por dia já é suficiente para diminuir os riscos do aumento de peso pelo uso de anticoncepcional. Alguma dúvida? Deixe nos comentários que estaremos lhe respondendo rapidamente.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios