Chá Preto

Saiba mais e conheça seus benefícios

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

O chá preto é um dos tipos de chá e é o mais comum na parte ocidental do mundo. O preto é o chá que contém mais cafeína dentre todos os tipos produzidos a partir da Camellia sinensis (árvore a partir da qual são produzidos chás) e seus tipos mais conhecidos são os indianos de Darjeeling e Assam e o chinês Keemun. Foram realizados alguns estudos acerca deste chá e foi constatada a presença de algumas substâncias que trazem benefícios. Saiba quais são elas:

Cafeína

A cafeína, estando presente no chá preto, ajuda a elevar a capacidade do cérebro de processar informações porque estimula o sistema nervoso central e, por ser um vasodilatador, aumenta a circulação, principalmente em torno do coração, diminuindo um tanto a pressão arterial. Além disso, a cafeína diminui a sensação de fadiga e sonolência.

Outras substâncias presentes no chá preto

A ação dos polifenóis presentes no chá ajuda a restabelecer os níveis de energia nas células do corpo e bloqueia a ação de proteínas inflamatórias. O chá também tem propriedades que ajudam no controle no açúcar no sangue, prevenindo diabetes e ajudando no controle do colesterol. Por controlar o colesterol, ele também ajuda a evitar problemas. Entre algumas vitaminas presentes no chá preto estão: A, B1, B2 e C.

Benefícios do Chá Preto

Elas, ao todo, aumentam a imunidade, promovem a elasticidade e o brilho da pele, protegem a visão, auxiliam no metabolismo da glicose, no funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração e aumentam a imunidade. Há a vitamina B6 que ajuda na TPM, o que não foi comprovado. O chá preto ainda tem ácido fólico, importante para a divisão celular, magnésio e potássio, importantes para a saúde dos ossos, dos nervos e músculos, e flúor, que protege os dentes. O chá preto também possui antioxidantes naturais que previnem o câncer e essa quantidade de antioxidantes é maior do que a presente que em uma porção de vegetais.

Chá em folhas

A propriedade antioxidante só é encontrada dessa forma no chá em forma de folha, é inexistente nos chás instantâneos ou em pó. A melhor forma de fazer o chá em folha é despejar água fervente sobre as folhas e deixá-la lá por um tempo, em seguida beber.

Cuidados

Como o chá preto tem uma grande quantidade de cafeína, não deve ser consumido em excesso, pois isso pode levar a insônia, nervoso, irritabilidade, dores de estômago, tremores musculares e irregularidade dos batimentos cardíacos. O chá também não é indicado a gestantes, pessoas com problemas de estômago, doenças renais e hipertireoidismo.

Chá Preto

Chá preto emagrece?

Sim, ele ajuda a emagrecer, pois possui uma ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar calorias. Os alimentos termogênicos são mais difíceis de ser digeridos pelo organismo, então o corpo gasta mais energia para fazer essa digestão. Entretanto, o chá preto deve ser usado como complemento de uma dieta balanceada e de um mínimo de atividade física. A melhor maneira de conseguir os efeitos do chá é ingeri-lo quatro vezes por dia, diariamente, antes das refeições, sendo este o chá em folhas.

Como Preparar

Confira o tutorial abaixo sobre como preparar o chá preto sem perder suas propriedades:

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios