Chá Verde

Conheça os benefícios do chá verde para perder peso

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos, Remédios para Emagrecer

O chá verde, como é conhecido popularmente, é elaborado a partir da infusão das folhas da planta Camellia Sinensis que também deu origem aos chás preto e branco. A diferença está na preparação das folhas que são submetidas ao vapor e depois secas. Este processo de preparação contribui para que a planta contenha propriedades diferentes. O nome se deu devido as folhas possuírem pouca oxidação durante o processo de elaboração dando uma cor esverdeada quando preparado o chá.

Origem

De acordo com a mitologia chinesa, o imperador Shen Nung tomava água fervida para se tornar mais saudável e ter longevidade. Um dia, as folhas caíram na água e o imperador batizou o chá de “bebida dos céus”.

Benefícios

Conhecido pelos seus diversos benefícios à saúde, a planta é rica em substâncias antioxidantes capazes de evitar a destruição das moléculas de radicais livres que são responsáveis pela degeneração das células, auxiliando no combate ao câncer de pele, e ainda no envelhecimento precoce.

Rico em flavonoides e fitoquímicos, o chá também é rico em cafeína (10-86 mg por folha)

Atualmente, o chá verde é muito utilizado com a finalidade do emagrecimento e perda de peso.

Chá Verde Emagrece?

O chá verde contribui no combate ao excesso de peso por possui ação lipolítica, além de acelerar o metabolismo, desintoxicando o organismo e contribuindo para uma boa absorção. Os resultados só poderão ser observados após a ingestão de cinco xícaras diárias (no máximo 600ml por dia). Estudos comprovam que pacientes que utilizaram o tratamento com o chá queimaram 4% a mais de gordura do que um paciente que não fez uso da substância.
Dieta do Chá verde

Os principais benefícios encontrados no chá verde são:

  • Quebra das células de gordura
  • Saciedade prolongada
  • Acelera o metabolismo
  • É antioxidante (antienvelhecimento da pele e prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer)
  • Diminui o colesterol
  • Melhora o humor (a L-teanina quando liberada em nosso organismo aumenta a produção de dopamina e serotonina, além disso, os flavonoides regulam a produção de noradrenalina, hormônio responsável pela ansiedade – todas estas características geralmente estão presentes em remédios industrializados para emagrecer)
  • Ajuda na digestão
  • Melhora a imunidade
  • Protege a cognição (pesquisas mostraram que o chá verde pode proteger nosso cérebro contra algumas demências como o Alzheimer)

Como Preparar

O chá verde pode ser encontrado em cápsulas, saquinhos e pó, porém, a única maneira de preservar seus nutrientes é preparando a bebida com as folhas da erva em forma de fusão. O chá pode ser preparado de maneira simples:

  1. Ferva 600 ml de água até surgirem as primeiras bolhas de fervura
  2. Desligue o fogo
  3. Acrescente duas colheres de sopa das folhas da erva (que podem ser encontradas como na imagem abaixo)
  4. Deixe a erva agir por 5 minutos com a panela tampada

Chá Verde

Como conservar

Coloque o chá em um recipiente de vidro e guarde na geladeira ou coloque o chá quente em uma garrafa térmica. O chá se preservará durante 24 horas.

Como Consumir

Não é recomendado o consumo do chá verde durante ou após as refeições porque ele pode prejudicar a absorção de ferro. Por isso, o recomendado é que o chá seja consumido pouco antes de cada refeição.

Onde encontrar

Todas as versões do chá verde podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. As versões em saquinhos estão à venda em mercados também.

Efeitos Colaterais

O uso do chá pode acarretar em alguns efeitos colaterais como prisão de ventre, hiperacidez, desarranjo intestinal e irritação do aparelho digestivo. Também poderá ocasionar em agitação, irritabilidade, insônia, palpitação e dor de cabeça.

Dessa maneira, procure realizar o tratamento com o chá verde de maneira gradativa e sem exageros para que os efeitos sejam minimizados, lembre-se que somente a ingestão do chá não proporciona grandes evoluções no processo de emagrecimento se não estiver cumulado com a pratica de exercícios físicos bem como, a reeducação alimentar. Elabore uma dieta saudável e abandone o sedentarismo que conseguirá resultados mais rápido e de maneira segura e eficaz.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



6 comentários

  1. Liliane

    Eu sempre usei o chá verde e tenho tido ótimos resultados, eu fico mais tranquila por ser natural.

  2. eloiza

    sempre usei cha verde,, e otimo,,,

  3. eloiza

    o cha verde.. e maravilhoso,, uso a muito tempo;ele faz milagre,,,

  4. camila

    eu tomei o cha verde ao inves de seguir a orientação 1 litro de agua e2 colheres de folhas,usei 1/2litro de agua e a metade da embalagem do cha. nossa minha pressão baixou quase desmaiei ,me deu tontura .fiquei super mal .esse é um exemplo.a partir de hj sigo as orientações certinho!!!

  5. luaneci

    ainda nao fiz o proceso emagrecedor mas minhas tixas organicas abaixaram bem meu colesterol glicosa enfim meus exames estão todos bem agora vou fazer exercicios fisicos e vou tentar perder peso

  6. luciane

    estão me ajudando no meu proceeso emagrecedor sim e no meu exames organicos tb

Comente!




*Campos obrigatórios