Como Analisar Seu Progresso de Emagrecimento

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Emagrecer não é fácil, são horas, dias meses até anos de dedicação conforme o caso. Seja por questão imperiosa de saúde, ou bem estar, existe uma infinidade de métodos tanto para emagrecer quanto para acompanhar os progressos das dietas e exercícios.

como-analisar-seu-progresso-de-emagrecimento

Adipômetro

Famoso medidor da camada de gordura. Com este você mede gordura como se fosse um beliscão em uma dobra de pele no corpo. Este, como todo método, tem seus prós e contras. O lado positivo do uso desse aparelho sua precisão, confiável e repetitivo. A desvantagem é sua grande variabilidade, e ainda, pessoas muito acima do peso não conseguem usar o aparelho, não conseguem colocar a dobra da pele dentro da pinça. Porém, esse é o método de medição mais utilizado pelos profissionais da nutrição e bem estar.

Pesagem Hidrostática

Este é o melhor, segundo os profissionais do ramo, a margem de erro é de algo em torno de 1,5% na medição da gordura. Esse método realiza a pesagem do corpo submerso em um tanque d´água. Pelo fato dos ossos e músculos serem mais densos que a água, um indivíduo com uma maior percentagem de massa magra pesará mais na água por ter um percentual de gordura corporal menor. Ao passo que ao contrário, uma maior quantidade de gordura maior, fará com que o corpo fique mais leve na água e ajude a flutuar.

Medição Antropométrica

Este é um método muito bom, tanto que é utilizado pela Marinha dos EUA. São feitas as medidas das circunferências da cintura, pescoço, pernas e medem também a altura para os homens. Nas mulheres, medem-se os quadris, pescoço e altura. A vantagem de se optar por este método, é o baixo custo, e o questionável, é sua precisão, uma vez que este não mede a gordura em si, apenas afere medidas do corpo, que podem ter variações de uma pessoa a outra. Um homem e uma mulher podem ter mais músculos ou mais gordura determinando a circunferência, este não entra nos detalhes peculiares de cada pessoa.

Esses são os mais usuais, havários tipos de métodos, essas foram algumas das dicas para que você opte por aquela que mais lhe convenha, procure uma ajuda profissional e comece os treinos e medições, no começo demanda um pouco de dinheiro e dedicação, mas logo você engrena nas atividades e vai incorporar essas ações no dia a dia.

Seja qual for o método que você adote, o importante é fazer, assim, apanhe sua fita métrica e deixe junto ou bem próxima aos seus calçados e roupas esportivas e sua balança. Adquira uma daquelas balancinhas e se pese toda semana, assim você vai acompanhar bem e só de ver a balança, a fita e seus petrechos de práticas esportivas você imediatamente se lembra da tarefa a cumprir.

Ademais tudo isso acaba se tornando hábito, e aos poucos vai mudando sua atitude alimentar. Basta se manter motivada, dormir nas horas e tempo certos, alimentar-se nas horas certas que o resultado positivo vem sem muito esforço, basta começar.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios