Como Ganhar Massa Muscular

Saiba o que fazer para ganhar mais massa magra

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Estética, Exercícios

Muitas pessoas têm como objetivo adquirir massa muscular, mas não têm necessariamente o conhecimento do que é preciso para isso. De maneira geral, as mudanças ocorrem, principalmente, na alimentação e nos exercícios, sejam eles cotidianos ou, por exemplo, semanais numa academia. Veja o post a seguir com dicas sobre que tipo de exercícios e alimentos são melhores na hora de ganhar massa muscular.

Exercícios

Como as pessoas e seus corpos são todos diferentes entre si, algumas pessoas têm mais facilidade para ganhar massa muscular que outras, e essa facilidade vai variar de acordo com o biótipo de cada um. Quem é mais magro, por exemplo, pode ter a estrutura óssea mais aparente e provavelmente tem menos gordura acumulada, enquanto que tem maior peso precisa antes eliminar a gordura, transformando a massa já existente em massa magra. No fim das contas, todas as pessoas podem ganhar músculos, basta fazer o tipo de exercícios certos indicados por especialista, como o personal trainer da academia, e o que vai variar é a intensidade e o tipo de exercícios e os alimentos indicados.

Como ganhar massa muscular

Os melhores exercícios realizados para se conseguir massa muscular são os de resistência: musculação, levantamento de peso, ginástica localizada e artes marciais, por exemplo. Mas pessoas com maior facilidade para adquirir esse tipo de massa podem conseguir músculos mesmo com ginástica aeróbica. O ideal é que esses exercícios sejam realizados, pelo menos, quatro vezes por semana, sendo que a intensidade e a quantidades deles deve aumentar progressivamente de acordo com o desempenho da pessoa que se está exercitando. Aulas de musculação ou de lutas como Jiu Jitsu costumam ser as mais eficazes na hora de atingir esses objetivos.

Alimentos

Os alimentos indicados a quem quer ganhar mais massa muscular são proteínas, sempre aliados aos exercícios, pois adquirir um número grande de proteínas sem se exercitar pode ter o efeito contrário. As proteínas formam fibras musculares, que conferem aquele músculo durinho e dão uma forma mais torneada ao corpo.

Fontes de proteína

Além das carnes, tanto bovinas quanto as suínas e as de aves, existem vários outros alimentos ricos em proteína. São eles:

Alimentação para ganhar massa muscular

  • Coco;
  • Laticínios;
  • Arroz integral;
  • Feijão;
  • Missô (um tipo de sopa japonesa);
  • Beterraba;
  • Leguminosas nascidas de vagens, como a ervilha;
  • Abacate;
  • Aveia;
  • Grão de bico;
  • Soja;
  • Ovos, entre outros.

Apesar de muitos alimentos serem fontes de proteínas, alguns deles, como os laticínios e a carne bovina, possuem um alto teor de gordura, então é preciso ficar atento a esses detalhes para não mandar a dieta e os exercícios por água abaixo ao se confundir na ingestão dos alimentos certos — esse é o mais importante para obter resultados, sempre aliando uma dieta balanceada aos exercícios.

Confira a reportagem no programa Bem Estar sobre alimentação para ganhar massa muscular:

Procure informar-se a respeito das propriedades dos alimentos e monte uma tabelinha básica pra colar na porta da sua geladeira e manter o controle do que você já ingeriu durante o dia, assim você não vai exagerar em nada. Além disso, você pode tomar Whey Protein (um tipo de suplemento de proteína), assim terá controle do que já ingeriu de proteína durante o dia e poderá passar para outros alimentos sem dificuldade, porque lembre-se: deve-se procurar ingerir alimentos de todos os grupos, mesmo que não sejam todos num dia só. Um profissional da academia ou um nutricionista poderá facilmente ajudar você com isso.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



2 comentários

  1. sabrina ferreira

    oi quero uma dieta que me ajude a ganhar massa magra e me ajude na definição do meu corpo

  2. juliana alves

    oi quero uma dieta que me ajude a ganhar massa magra e me ajude na definição do meu corpo

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