Coolsculpting

Descubra o que é o coolsculpting ou criolipólise

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Estética

Dentre os inúmeros tratamentos estéticos disponíveis, existe o coolsculpting, ou criolipólise. É provável que este cause até certo estranhamento por causa de seus métodos que consistem em nada mais, nada menos que congelar a gordura do corpo. Isso mesmo, congelar. Depois de alguns estudos realizados nos Estados Unidos, observou-se que as células de gordura por ser mais suscetíveis ao frio que ao calor e que cristalizando-as pode ser mais fácil eliminá-las, e foi a partir dessa observação que o método da criolipólise foi implantado nos tratamentos estéticos. Descubra mais neste post.

O que é?

O coolsculpting ou criolipólise é um tratamento estético para a redução de medidas que elimina em torno de 20 e 25% da gordura localizada numa única sessão usando como técnica o congelamento da gordura corporal.

Confira uma reportagem sobre o coolsculpting:

Como é realizado?

O congelamento ocorre depois que o profissional aplica um gel e uma proteção sobre a pele da região que será tratada, quando é posicionado um aparelho que vai sugar e resfriar a área em até -10ºC durante o tempo necessário para congelar toda a gordura da região.

Depois de retirado o aparelho, o terapeuta massageia a área pra que a pele, que apresenta vermelhidão, volte ao normal.

Qual o resultado?

Depois desse congelamento, a gordura se cristaliza e as células adiposas morrem e são eliminadas pelo sistema linfático, responsável pela absorção de detritos, sangue, entre outras substâncias que o corpo produz e precisam ser excretadas.

Criolipolise2

Em que locais se pode aplicar a criolipólise?

Nas regiões que apresentam gordura localizada: barriga, braços, costas, coxas e flancos.

Dói?

Diz-se que a sensação é a de um forte beliscão quando se coloca o aparelho que suga a pele, mas que ela passa em alguns minutos. Como a pele fica bem vermelha e inchada, o profissional realiza uma massagem no local. Depois disso, a área pode ficar um pouco dolorida por algumas horas, mas sem grande desconforto além da sensação de se estar constantemente com uma bolsa de gelo na barriga. Não é necessário praticar repouso depois da sessão.

Existem contraindicações?

Esse tratamento não é indicado a:

Criolipólise

  • Pessoas com grande sobrepeso;
  • Pessoas obesas;
  • Pessoas com diabetes descontrolada;
  • No caso de haver uma hérnia na região que seria tratada;
  • Pessoas que apresentam urticária por causa do frio;
  • A quem tenha doenças relacionadas ao frio, como a crioglobulinemia.

Os resultados são imediatos?

Não. Os efeitos são realmente visíveis de 30 a 90 dias após a primeira sessão, porque esse é o tempo requerido para que o organismo elimine naturalmente a gordura que foi cristalizada. Após essa quantidade de tempo, deve-se voltar à clínica onde o tratamento foi realizado para que seja avaliada a quantidade de gordura que foi eliminada e se existe a necessidade de uma nova sessão.

coolsculpting

Existe um tempo mínimo a ser respeitado entre uma sessão e outra, que é o de 2 meses. Cada sessão ajuda a eliminar em torno de 4cm das medidas.

Quanto e onde?

Já existem consultórios e clínicas especializados onde existe o tratamento com o aparelho regulamentado pela Anvisa, o Zeltiq, utilizado por médicos e fisioterapeutas nas sessões.

Cada sessão custa entre 1500 e 3 mil reais, porém existem alternativas em clínicas de estética de métodos com processos muito semelhantes por valores muito menores. Pacotes para 2 sessões podem baixar para cerca de R$300.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios