Coolsculpting
Descubra o que é o coolsculpting ou criolipólise
Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Estética
Dentre os inúmeros tratamentos estéticos disponíveis, existe o coolsculpting, ou criolipólise. É provável que este cause até certo estranhamento por causa de seus métodos que consistem em nada mais, nada menos que congelar a gordura do corpo. Isso mesmo, congelar. Depois de alguns estudos realizados nos Estados Unidos, observou-se que as células de gordura por ser mais suscetíveis ao frio que ao calor e que cristalizando-as pode ser mais fácil eliminá-las, e foi a partir dessa observação que o método da criolipólise foi implantado nos tratamentos estéticos. Descubra mais neste post.
O que é?
O coolsculpting ou criolipólise é um tratamento estético para a redução de medidas que elimina em torno de 20 e 25% da gordura localizada numa única sessão usando como técnica o congelamento da gordura corporal.
Confira uma reportagem sobre o coolsculpting:
Como é realizado?
O congelamento ocorre depois que o profissional aplica um gel e uma proteção sobre a pele da região que será tratada, quando é posicionado um aparelho que vai sugar e resfriar a área em até -10ºC durante o tempo necessário para congelar toda a gordura da região.
Depois de retirado o aparelho, o terapeuta massageia a área pra que a pele, que apresenta vermelhidão, volte ao normal.
Qual o resultado?
Depois desse congelamento, a gordura se cristaliza e as células adiposas morrem e são eliminadas pelo sistema linfático, responsável pela absorção de detritos, sangue, entre outras substâncias que o corpo produz e precisam ser excretadas.
Em que locais se pode aplicar a criolipólise?
Nas regiões que apresentam gordura localizada: barriga, braços, costas, coxas e flancos.
Dói?
Diz-se que a sensação é a de um forte beliscão quando se coloca o aparelho que suga a pele, mas que ela passa em alguns minutos. Como a pele fica bem vermelha e inchada, o profissional realiza uma massagem no local. Depois disso, a área pode ficar um pouco dolorida por algumas horas, mas sem grande desconforto além da sensação de se estar constantemente com uma bolsa de gelo na barriga. Não é necessário praticar repouso depois da sessão.
Existem contraindicações?
Esse tratamento não é indicado a:
- Pessoas com grande sobrepeso;
- Pessoas obesas;
- Pessoas com diabetes descontrolada;
- No caso de haver uma hérnia na região que seria tratada;
- Pessoas que apresentam urticária por causa do frio;
- A quem tenha doenças relacionadas ao frio, como a crioglobulinemia.
Os resultados são imediatos?
Não. Os efeitos são realmente visíveis de 30 a 90 dias após a primeira sessão, porque esse é o tempo requerido para que o organismo elimine naturalmente a gordura que foi cristalizada. Após essa quantidade de tempo, deve-se voltar à clínica onde o tratamento foi realizado para que seja avaliada a quantidade de gordura que foi eliminada e se existe a necessidade de uma nova sessão.
Existe um tempo mínimo a ser respeitado entre uma sessão e outra, que é o de 2 meses. Cada sessão ajuda a eliminar em torno de 4cm das medidas.
Quanto e onde?
Já existem consultórios e clínicas especializados onde existe o tratamento com o aparelho regulamentado pela Anvisa, o Zeltiq, utilizado por médicos e fisioterapeutas nas sessões.
Cada sessão custa entre 1500 e 3 mil reais, porém existem alternativas em clínicas de estética de métodos com processos muito semelhantes por valores muito menores. Pacotes para 2 sessões podem baixar para cerca de R$300.

Autora
Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.