Dieta do Vinagre de Maçã

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

O vinagre é um tempero muito antigo, sendo que os primeiros indícios de sua fabricação aparecem ainda no Antigo Egito, onde era usado como medicamento para doenças respiratórias e para úlceras, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e desinfetantes. Já na Grécia Antiga, Hipócrates se refere ao vinagre como substância medicinal. Com o passar do tempo, a humanidade sentiu no sabor do vinagre um ótimo tempero, tanto para carnes quanto para saladas, além de servir para fazer deliciosas conservas. Mas quando pensamos em seus benefícios para a saúde, descobrimos que, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue, também ajuda a emagrecer. Sendo assim, veja como funciona a dieta do vinagre de maçã:

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Produção do Vinagre de Maçã

Para a produção do vinagre de maçã, são realizadas 2 etapas: na primeira, cortam-se e trituram-se as maçãs, que são cobertas por leveduras que converterão o seu açúcar em álcool. Depois, são acrescentadas bactérias que transformarão o álcool em ácido acético através do processo de fermentação. Essas etapas podem demorar até 30 dias para serem concluídas, mas atualmente, é possível fabricar o vinagre em somente 1 dia. Dessa forma, o ácido acético, também conhecido como ácido etanóico, é o principal componente do vinagre, fazendo parte de cerca de 5 a 6% de sua estrutura. Além dele, há ácido málico e água na fórmula do tempero.

Benefícios do Vinagre de Maçã

Graças ao ácido acético, o vinagre de maçã tem o poder de reduzir os níveis de açúcar do sangue ao melhorar a absorção do açúcar pelo fígado e músculos. Da mesma maneira, diminui a quantidade de açúcar do sangue, acelera o metabolismo, diminui o armazenamento de gordura, aumenta a queima de gordura e inibe o apetite. E para melhorar, uma colher de sopa de vinagre contém apenas 3 calorias. Com tantos benefícios, demorou para você incluí-lo em sua dieta, não é mesmo?

O Vinagre de Maçã Realmente Emagrece?

De acordo com um estudo realizado no Japão que incluiu 144 adultos obesos que foram divididos em 3 grupos: o primeiro consumiu 1 colher de sopa de vinagre ao dia, o segundo, 2 colheres de sopa de vinagre e o terceiro, placebo. Isso aconteceu por 12 semanas corridas. Para a pesquisa, os voluntários foram orientados a seguirem suas dietas corriqueiras, somente restringindo o consumo de álcool de suas rotinas. Os resultados foram os seguintes:

  • Grupo 1: redução de peso de 1,2 kg; redução de porcentagem de gordura do corpo em 0,7%, redução da circunferência abdominal em 1,4 cm e redução dos triglicerídeos em 26%.
  • Grupo 2: redução de peso de 1,7 kg; redução de porcentagem de gordura do corpo em 0,9% e redução da circunferência abdominal em 1,9 cm e redução dos triglicerídeos em 26%.

Por sua vez, o grupo que ingeriu somente placebo teve um aumento de peso de 0,4 kg e um ligeiro aumento na circunferência abdominal. Portanto, está mais que comprovado que inserir 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre à sua dieta (pode ser puro, pela manhã, ou distribuídas em suas refeições, nas saladas), realmente contribuirá para a perda de peso, além de outros benefícios para a sua saúde.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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