Dieta dos Pontos

Saiba como fazer a dieta dos vigilantes do peso!

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dietas

A dieta dos pontos é um tipo de regime que tem como base um cálculo matemático que leva em conta diversas características da pessoa que deseja emagrecer. Hoje o Portal Dieta vai explicar um pouco mais sobre a dieta dos pontos que foi lançada em um livro de mesmo nome e teve sua fama criada pelos vigilantes do peso. Para calcular os pontos que podem ser “gastos” na alimentação são levados em conta o sexo, peso, altura, faixa etária e atividade física que a pessoa realiza. Através das respostas destas questões são criados alguns dados na tabela da dieta dos pontos.

Entre os dados presentes na dieta dos pontos estão o metabolismo basal, energia diária, IMC, pontos (um ponto equivale a 3,6 calorias) e limite de pontos a serem consumidos. Veja agora como fazer o cálculo de pontos desta que é uma das dietas mais conhecidas que existe:

Taxa de metabolismo basal

O primeiro passo é calcular a taxa de metabolismo basal. O cálculo é feito com base na idade, sexo e peso da pessoa. Veja a tabela completa abaixo:

Como calcular quantos pontos posso comer?

Homem

  1. 10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
  2. 18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
  3. 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
  4. Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

Mulher

  1. 10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
  2. 18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
  3. 30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
  4. Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596

O resultado deste cálculo é o TMB.

Taxa de atividade diária

Após isto, você vai ver qual é a sua taxa de atividade diária. O Fator de Atividade (FA) depende do quanto você se exercita. Os valores são os seguintes:

Dieta dos pontos

Homens

  • FA 1,2 – dia-a-dia muito sedentário • sem atividade física programada
  • FA 1,3 – dia-a-dia movimentado sem atividade física programada ou dia-a-dia parado • atividade física programada 3 x por semana, 30 min por dia
  • FA 1,4 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada 3 x por semana, 30 min por dia
  • FA 1,5 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada 3 x por semana, mais de 1 hora ou • atividade física programada diária, por mais de 30 minutos
  • FA 1,6 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada diária, por 1 hora a 2,5 horas
  • FA 1,8 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada diária, por mais de 3 horas

Mulheres

  • FA 1,2 – dia-a-dia muito sedentário • sem atividade física programada
  • FA 1,3 – dia-a-dia movimentado sem atividade física programada ou dia-a-dia parado • atividade física programada 3 x por semana, 30 min por dia
  • FA 1,35 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada 3 x por semana, 30 min por dia
  • FA 1,45 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada 3 x por semana, mais de 1 hora ou • atividade física programada diária, por mais de 30 minutos
  • FA 1,5 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada diária, por 1 hora a 2,5 horas
  • FA 1,7 – dia-a-dia movimentado • atividade física programada diária, por mais de 3 horas

Gasto de energia diária

Para manter o peso:

Após isto, você deve multiplicar o TMB pelo o FA. Assim chegará ao valor gasto de energia diária. Ou seja, assim você vai descobrir o quanto gasta de calorias por dia. Para chegar ao número de pontos que você precisa para manter o peso é só dividir este valor por 3,6. Se você estiver em boa forma, é só manter esta dieta.

Para emagrecer:

quem precisa perder peso tem de fazer o cálculo do número de pontos necessários para emagrecer. Este cálculo é feito com base no índice de massa corporal e sexo da pessoa. Veja abaixo:

Homem

  1. IMC 25 a 29,9 diminua 200 pontos
  2. IMC 30 a 34,9 diminua 225 pontos
  3. IMC 35 a 39,9 diminua 275 pontos
  4. IMC maior que 40 diminua 325 pontos

Mulher

  1. IMC 25 a 29,9 diminua 175 pontos
  2. IMC 30 a 34,9 diminua 200 pontos
  3. IMC 35 a 39,9 diminua 250 pontos
  4. IMC maior que 40 diminua 300 pontos

Resultado

O resultado final será o número de pontos que você pode consumir por dia. Os pontos são calculados com base na quantidade de calorias. O cálculo é o seguinte:

1 caloria = 3,6 pontos

Com base nestes dados você terá dicas de quais são as quantidades máximas de alimentos a consumir por dia. Só para relembrar, veja quais são os passos a serem seguidos na dieta dos pontos:

Cálculo

  1. Defina o seu TMB com base no seu peso, idade e sexo
  2. Defina o seu FA com base na atividade física
  3. Multiplique um pelo outro e veja quanto gasta de calorias por dia
  4. Divida por 3,6 para ver o número de pontos que você pode gastar por dia
  5. Calcule o seu IMC. Se ele estiver acima 25, veja o quanto de pontos você deve consumir para emegrecer.
  6. Quando for consumir um alimento divida e quantidade de calorias por 3,6 para ver quantos pontos está consumindo.

Calculadora

Muito complicado? A editora abril criou uma calculadora onde você só precisa adicionar seus dados.

Tabela da Dieta dos Pontos

Confira os pontos de cada alimento:

Tabela da dieta dos pontos

Tabela Dieta dos pontos

Vídeo

Para mais dicas sobre como fazer a dieta dos pontos, confira o vídeo!

Dúvidas? Envie um comentário!

25 comentários

  1. Camy (24/04/2012)

    Já experimentei a dieta dos pontos e digo que funciona. Vocês poderiam fazer um post listando todos os apps pra celular com o alimentos e os pontos. Facilita muito!

    • Anônimo (19/07/2013)

      Calculadora de Pontos Online

  2. Elis (24/04/2012)

    Verdade! É impossível decorar os pontos de todos os alimentos. E ficar anotando tudo da um trabalhão! Mas é ótimo. Perdi 5kg em 2 meses com esta dieta dos pontos!

  3. eliane conceicao da silva e souza (05/08/2012)

    gostaria de fazer a dieta do ponto,mas não sei fazer a matemática vcs poderia fazer pra mim. tenho 33 ano peso 72,700 altura 1,7. poderia me enviar a dieta de ponto no meu email.

  4. valdete (12/11/2012)

    vou tentar a dieta dos pontos

  5. rosilene (13/11/2012)

    fiz todo tipo de dieta e nao funcionava,um dia resolvi fazer a dieta dos pontos,pois nao e que funcionou.Estava com 63k e hoje estou com 57k ,estou com um mes fazendo esta dieta,e a melhor que ja fiz,eu recomendo,voce pode comer de tudo,mas com limites de pontos.faça o teste!!!!!!

  6. Roberta (17/11/2012)

    Eu só tenho a agradecer ao portal dieta, comecei a fazer a dieta da proteina e em 1 mes eu perdi 12 kilos… eu sou uma nova mulher depois que emagreci…agradeço de coração a voces que nos ajudam com essas dicas e informações….estou muito feliz….nunca tinha conseguido perder peso de maneira tão eficiente…mais uma vez muitissimo obrigado pessoal, e meninas, recomendo essa dieta, mas no site tem outras opçòes que podem encaixar melhor para vocês, depende do tipo de comida e sacrificios que estão dispostas a fazer….mas eu digo uma coisa, vale a pena mesmooooo

  7. Márcia Leão (20/01/2013)

    Por favor gostaria de eceber a dieta dos ponto pelo meu em-mail ( o valor dos pontos de cada alimento) e como calcular qtos pontos posso “ingerir” por dia. Estou com 110KG e 1.68m. Agradeço desde já.

  8. Márcia Leão (20/01/2013)

    Outra pergunta: Como funciona a dieta das proteinas?

  9. marcilene borges (25/01/2013)

    gostaria de saber qual o limite de pontos diários que posso consumir.
    peso 65kg tenho 1,52 tenho 39 anos e faço caminhada de 50 minutos 3 vezes por semana.
    obrigada.

  10. maria cecilia (18/02/2013)

    Gostaria de ter acesso a tabela de pontos dos alimentos e saber se calculei correto os pontos q posso ingerir durante o dia 622 pontos, tenho 1,60mts e peso 82 kg.quero chegar aos 65kg.

    • cristina (05/03/2013)

      Tenho 58 anos,peso 87 kilos e tenho 1.59 de altura.Gostaria de receber via e-mail meu imc, a tabela de pontos e quantos pontos posso consumir por dia.Quero perder 10 kilos até maio de 2013.
      fico aguardando . Obrigada Cristina

  11. flaviana (03/03/2013)

    Gostaria que calculassem quantos pontos posso consumir. Tenho 1,58 e peso 75kg e gostaria de chegar aos 60kg. Obrigada

  12. nadicleia (07/03/2013)

    comecei a dieta dos pontos preciso perder 4 quilos mais ainda to meio perdida.

  13. adelaide (08/03/2013)

    Gostaria que calculassem quantos pontos posso consumir..
    tenho 1,58 altura peso 70,350

  14. Rosimeire florindo dos santos (21/03/2013)

    Olá,peso 90 kg,tenho 1,60 e estou bem acima do peso.Gostaria que fizessem essa matemática pra mim ver a quantidades de pontos ideal para mim.Devido a problemas na coluna e quadril,sou sedentária,mas quero começar pela alimentação a perda de peso até estar em condiçoes de me exercitar.Obrigada.

  15. Rafael (10/04/2013)

    se o meu imc deu abaixo de 25, que faço no cálculo?

  16. tania (16/04/2013)

    tenho, 1,62 peso 78kg e 49 anos, gostaria de receber o calculo para chegar aos 60kg, obrigada.

  17. ana angelica (22/05/2013)

    tenho 1,66 de altura,86 quilos e 41 anos,gostaria de receber o calculo para chegar aos 67 quilos,e dicas de dietas. obrigada.

  18. sandra silva (16/06/2013)

    eu tive avc tem 5 anos quero esmagrece pela minha saude tenho 1.65 de altura, 88.0 quilos 34anos.me ajuda dicas e dietas. obrigada.

  19. silvana gomes reis (06/09/2013)

    NÃO SEI FAZER O CALCULO DOS PONTOS , TENHO 1.70 DE ALTURA E 80 KILOS,34 ANOS, ME AJUDEM POR FAVOR

  20. Teresa Souza (03/10/2013)

    Gostaria de saber a definição de dia a dia movimentado? E também em qual dos níveis de FA me encaixo. Faço natação 50 min, 2x por semana; hidroterapia 50 min, 2x por semana e trabalho sentada. Muito obrigada desde já pela atenção.

  21. lucilandes brandão reis barbosa (07/01/2014)

    me ajude por favor preciso perder peso tenho 63 anos a coluna naão aguenta caminhar muito estou com 59 kilos estou desesperada não sei o que fazer ajuda-me por favor.

  22. Eliana (19/02/2014)

    tenho 50 anos 1.63 de altura
    peso 72kg
    gostaria de saber quantos pontos preciso de consumir

  23. simone da silva (01/04/2014)

    boa tarde será que vocês poderiam mandar pra mim essa dieta preciso emagrecer uns 15 kg, ficaria muito agradecida.adorei .

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