Dieta Funcional

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dietas

Hoje vamos abordar um tema muito procurado no universo da boa forma: a dieta funcional. A dieta funcional é aquela que visa buscar o que realmente se deseja, no alimentando daquilo que vai agir diretamente no músculo ou parte do corpo que buscamos trabalhar, fazendo que o corpo funcione bem tanto no aspecto físico como na prevenção de males à saúde combatidos por superalimentos. Mais do que contar calorias, os adeptos dessa modalidade alimentar por investir na perda de peso decorrente de um cardápio equilibrado. Alimentos industrializados, na maioria dos casos, estão fora e os orgânicos ganham notoriedade. A ideia principal dessa dieta é: consumir o mínimo possível de alimentos manipulados, alterados, modificados artificialmente pelo homem. Essa é a ideia básica e foca no consumo dos super alimentos naturais.

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Super Alimentos

São aqueles que vão além da nutrição e são naturalmente funcionais, agindo em determinados órgãos e demais estruturas do corpo evitando doenças. Vejamos:

Chá de Hibisco

Além de um bom diurético, o chá diminui o desejo voraz de consumir doces. Tem ainda ação imediata e contribui para afinar a medida da cintura. Esse chá tem um gosto levemente azedo agradável ao paladar. Compre a planta desidratada, prepare a infusão e tome ao longo do dia, ou ainda, por ser uma planta comum e que pega fácil em qualquer terreno, se você tiver um espacinho com terra para cultivar em casa, é melhor ainda.

Pimenta Caiena

O sabor picante desencadeia no cérebro a produção de endorfinas, substâncias que fazem a gente sentir aquela sensação bem-estar. Ainda, estimula a vasodilatação, e isso é muito bom circulação sanguínea. A pimenta faz acelerar os batimentos cardíacos e estimula a produção salivar e o intensifica a transpiração, aumenta o gasto de energia pelo organismo, ajudando na perda de peso e desintoxicação. Ainda dá aquele ânimo extra e tem papel importante no controle das doenças do coração.

Chia

Essa sementinha danada de boa, originária das regiões andinas entrou no cardápio dos nutricionistas funcionais há poucos anos graças a seus poderes protetores para o nosso coração devido a presença do ômega-3. É ainda mais rica nesse nutriente do que a linhaça. Tornou-se a preferida de quem faz dietas, pois aumenta a saciedade, melhora o ritmo intestinal e auxilia na definição do abdômen.

Suco Verde

Se consumido de manhã, vai ajudar a eliminar toxinas, por ser rico em fibras, vai melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Quando adicionamos ingredientes termogênicos como a pimenta caiena, o suco ainda vai acelerar o metabolismo e a queima de gorduras localizadas. Depois de um copo da bebida é bem difícil você sentir fome por pelo menos duas horas e meia, vez que sacia muito a fome.

Gengibre

Essa raiz milagrosa de sabor ardido é outro excelente desintoxicante e combina com praticamente tudo. Serve tanto como tempero como ingrediente para bebidas refrescantes com limão, laranja e outros frutos. Reconhecida por melhorar o ânimo para o dia a dia, essa é uma planta que não pode faltar na sua cozinha.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, pesquise mais sobre esses alimentos e monte você a sua dieta com esses alimentos, inclua-os no seu dia a dia, pois são tão essenciais como o famoso arroz com feijão, o prato basilar e referência mundial.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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