Dieta Ortomolecular

Dieta ortomolecular desintoxica corpo e emagrece

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dietas

Criada pelo químico norte-americano Linus Pauling, a Dieta Ortomolecular tem como objetivo criar um equilíbrio no organismo através de uma reeducação alimentar que contenha todos os alimentos que o corpo precisa. Para começar esta dieta, você precisará de acompanhamento médico para que seja feita uma mineralograma capilar.

O mineralograma é um exame feito para constatar quais aminoácidos ou vitaminas estão em falta no organismo. Somente após o resultado o médico poderá prescrever fórmulas manipuladas para compensar a falta das substâncias no corpo.

Como Funciona?

A dieta ortomolecular para emagrecer consiste basicamente em uma reeducação alimentar e o consumo de fórmulas manipuladas. Ela desintoxica o organismo e tem a meta de dar ao corpo tudo que está faltando, causando equilíbrio, e durante esse processo há a perda de gorduras. Ou seja, ela deixa o corpo mais saudável e livre dos quilos extras.

Dieta Ortomolecular

A vantagem é que nenhum grupo alimentar é restringido.

Como Fazer a Dieta Ortomolecular?

Esta é uma dieta que não possui um cardápio específico, cada pessoa precisa consultar um médico que a partir de exames físicos e laboratoriais elabora uma dieta com tudo o que a pessoa precisa. Para trazer todos os benefícios e funcionar corretamente ela precisa ser seguida à risca, aliada à atividades físicas.

Substituições

Seu médico pedirá para que vocês façam as seguintes substituições:

  • Alimentos industrializados por alimentos in natura
  • Carboidratos refinados por integrais
  • Leite e derivados integrais por desnatado

Cardápios

Como dito anteriormente, cada pessoa precisa de um cardápio adequado ao seu organismo. O que todos tem em comum é o consumo de vitaminas, minerais e aminoácidos, elementos essenciais para fornecer equilíbrio ao corpo e suprir possíveis carências. O cardápio diário ou cardápio semanal indicado pelo médico deve ser seguido sem interrupções.

Benefícios da dieta ortomolecular

Confira uma dica de um cardápio para um dia:

  • Café da manhã – Um copo de achocolatado light, 1 pão francês sem miolo, 1 fatia de peito de peru.
  • No lanche da manhã – Uma taça de salada de fruta com uma colher de linhaça.
  • No almoço 1 colher (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão-preto, 1 bife de contrafilé grelhado, Brócolis refogado com alho, 1 laranja.
  • No lanche da tarde uma barra de chocolate meio amargo.
  • Para o jantar, 1 omelete, 1/2 tomate e 5 folhas de espinafre,
  • e antes de dormir 1 xícara de qualquer chá e 1 colher de colágeno hidrolisado (encontrado em lojas de produtos naturais) em pó diluído em 300 ml de leite desnatado.

Quantos Quilos Posso Perder com a Dieta Ortomolecular?

Muitas mulheres se preocupam em saber apenas em quanto tempo a dieta faz efeitos e quantos quilos são possíveis perder. O importante é manter o corpo saudável e não o tempo de perda dos quilos. Na dieta ortomolecular a perda de peso funciona de forma diferente para cada pessoa, mas há quem afirme quem em 15 dias é possível perder até 7Kg.

Alimentos Permitidos

Na dieta ortomolecular não há uma tabela com alimentos proibidos, apenas aqueles que possuem prioridades e são preferidos. Os antioxidantes estão em primeiro lugar, são produtos como soja em grão, aveia, amêndoa, gérmen de trigo, linhaça, grão de bico, avelã, e alimentos como legumes, frutos do mar, carne vermelha, peixes, entre outros.

Alimentos Proibidos

A dieta ortomolecular prioriza o que é melhor para corpo e tenta desintoxicá-lo de tudo que faz mal. Portanto, alguns alimentos devem ser retirados do prato:

  • Carne Vermelha
  • Gema de Ovo
  • Proibidos na última refeição do dia: Pão branco, arroz branco

Algumas dicas como não tomar liquido durante a refeição, não comer depressa, não pular nenhuma refeição, não cozinhar demais os alimentos, principalmente os vegetais. Todos os alimentos devem estar sempre frescos, nunca há mais de três dias na geladeira. Praticar exercícios físicos e exames regulares faz parte do processo.

Resultados

A dieta ortomolecular emagrece mesmo, e mantém o corpo totalmente saudável. Pode não ser um processo muito rápido, mas em poucos meses é possível ter um corpo em forma, sem quilos extras. Todas as opções de cardápios e alimentos devem ser consultadas com um médico. No final o resultado é um corpo mais bonito, com saúde, o que melhora a autoestima. Confira outras dietas >

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios