Dieta Para Baixar Colesterol Alto

A inclusão de alimentos saudáveis e uma rotina de atividades físicas são os fatores básicos para se baixar o colesterol e ter uma vida saudável.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dietas

O mau colesterol é um dos principais responsáveis pelo alto número da ocorrência de infartos do miocárdio, um problema seríssimo que pode acometer qualquer pessoa a qualquer momento e de qualquer idade. Muitas vezes os altos índices do colesterol ruim (LDL) estão ligados ao sedentarismo e, principalmente, à alimentação incorreta.

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O Que Evitar

É importante, caso você, leitor, esteja com o índice do LDL acima do limite de 130 a 150 mg/dl, tomar uns certos cuidados com a alimentação e estilo de vida. É sempre importante fazer atividades físicas regulares e controlar os petiscos, pois o famoso pãozinho com alguma carninha deve ser colocado um pouco de lado, visto que massas de farinha branca e carnes gordas o fazem subir muito rápido. Então vamos à dieta:

Carnes

Não é preciso retirá-las do cardápio. Dê preferência a carnes de aves sem pele: frango, peito de peru, peru assado sem pele, pato sem pele. Peixes, prefira peixes assados ou cozidos a peixes fritos, já que a gordura saturada que causa o aumento do colesterol se instala no peixe na hora do preparo.

Pode comer carne de porco, porém, aquelas peças sem gordura como o lombo magro, picanha suína e até pernil, todos com cortes separando as gorduras. Carnes bovinas também podem ser consumidas, só que sem gorduras e grelhadas. Evite comer carne de órgãos como fígado, coração, rins, testículos, e outros miúdos porque são muito ricos em gorduras. Frutos do mar como polvos, lulas, mariscos e camarões devem ter consumo bem reduzido.

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Leite e Derivados

O recomendado é consumir leite e iogurtes desnatados, queijos de cores brancas como o cottage, ricota, minas light e minas comum. Evite o provolone, parmesão, gorgonzola, cheddar, e mozarela de búfala porque são muito gordurosos. Deixe esses últimos para uma vez a cada 15 dias ou mais para que o corpo elimine os acúmulos das gorduras desses queijos. Caso queira usar creme de leite para algum prato, use o de soja.

Margarinas

Evite manteigas. São uma delícia, entretanto, quem está com o LDL alto, o cuidado deve ser dobrado e as manteigas expressamente proibidas durante um certo tempo. Então prefira margarinas comuns extraídas de óleo vegetal, e também margarinas com esteróis vegetais.

Ovos

Recomenda-se consumir até 5 gemas por semana. Se estiver com o colesterol alto, evite passar de 2 ovos por semana, incluindo alimentos que usam ovos como bolos, tortas e massas durante um tempo. As claras não tem colesterol, se a vontade apertar, coma as claras sem qualquer preocupação.

Chá Verde

Ajuda a reduzir o colesterol, está cientificamente provado que o chá verde combate o colesterol, porém, tome somente durante o dia, pois contém muita cafeína e pode atrapalhar o sono, uma noite bem dormida também ajuda a combater o colesterol, pois o metabolismo fica bom quando dormimos bem. Não exceda 3 xícaras por dia.

Fibras

O consumo regular de fibras retém a quantidade de gordura ingerida e não deixam essas gorduras serem absorvidas pelo intestino e lançadas na corrente sanguínea. Então, jogue um pouco de aveia em flocos sobre o prato de comida. Melhoram o funcionamento do intestino, por isso recomenda-se beber muita água.

Frutas e Vegetais

Inegavelmente são os maiores aliados no combate ao LDL, nunca é demais consumir, atente para o abacate e outras frutas gordurosas, mas de modo geral, não há porque não consumi-los.

Seguindo essas dicas, em mais ou menos três ou quatro meses é possível diminuir as taxas de LDL no sangue, e até perder uns quilos extras.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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