Dieta para Diabetes

Reeducação alimentar é essencial para os diabéticos

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dietas

A diabetes, ou Diabetes Mellitus, é uma doença causada pela má absorção da insulina pelo metabolismo da glicose. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas para quebrar as células de glicose e convertê-las em energia. A ausência dela impede a queima do açúcar. Por isso, os diabéticos são obrigados a rever seu cardápio diário. Existem muitos mitos que cercam o consumo de alimentos para diabéticos. Conheçam um pouco mais sobre a alimentação para pessoas com a doença:

Como Funciona?

A dieta para diabéticos que além de preocuparem com a saúde e querem ficar em boa forma e emagrecer, deve ser feita com auxilio de um médico. Apenas ele pode dizer o tipo de diabetes e os níveis glicêmicos e de colesterol que você possui. Mas é sabido que alguns alimentos são proibidos e outros devem ser consumidos com cautela independente do diabético.

Alimentação para Diabéticos

Diabéticos devem entender a composição de todos os grupos alimentares. A ingestão exagerada de alguns alimentos pode ser muito prejudicial.

Confira este vídeo produzido pelo Hospital Albert Einstein:

Como Fazer a dieta para diabetes?

A dieta para diabetes deve ser feita corretamente, por passar a consumir alimentos mais saudáveis fica mais fácil perder peso. Os exercícios físicos podem acompanhar esta jornada, e todos as atividades devem ser leves, de baixo impacto. O mais importante nesta dieta é manter saudável. Uma recomendação que á dada para todos os tipos de diabetes, é que a pessoa faça no mínimo três refeições por dia, intercalada com lanches e aperitivos.

Cardápios

Não há um cardápio especifico para diabetes, isso deve ser feito em conjunto com um médico. O que se pode indicar são alimentos que são liberados para consumo diário, os que são proibidos e aqueles que devem ser moderados. Um cardápio saudável ajuda na hora de emagrecer.

Dieta para Diabetes

Arroz, pães, massas são liberados para consumo quando do tipo integral. Mas devem ser consumidos com equilíbrio, os consumos em excesso não ajuda a perder peso. Os doces e carboidratos simples como pães, podem ser consumidos esporadicamente, e o índice glicêmico deve ser acompanhado depois. As frutas podem ser uma armadilha, e não devem ser consumidas a vontade. Pode se consumir no máximo três por dia, e de preferência as menos calóricas.

Os sucos, apesar de saudáveis, acabam tomando o lugar das três frutas do dia.O leite integral deve ser trocado pelo desnatado que possui menos gorduras. As carnes vermelhas podem ser consumidas, e deve se dar preferência as que possuem menos gorduras, as chamadas de corte magro como lagarto, o patinho e a alcatra. Já nas carnes brancas, o peixe é o mais indicado. As verduras e legumes podem ser consumidos a vontade. Todos os alimentos devem ser consumidos com equilíbrio, don contrário é difícil perder peso.

Quantos Quilos Posso Perder com a dieta para diabetes?

Muitos diabéticos estão acima do peso, e quando recorrem a consumir uma dieta balanceada, com todos os alimentos que são permitidos é possível perder alguns quilos. Em quanto tempo, é possível perder peso? Isso é algo relativo, mas seguindo corretamente uma boa dieta, principalmente com indicações médicas, em um mês é possível perder 8Kg. Pode não ser fácil mas funciona e ainda traz benefícios ao corpo.

Alimentos Permitidos

Os alimentos permitidos são verduras legumes, massas e pães integrais, leite desnatado e carnes magras.

Dieta para Diabéticos

Alimentos Proibidos

Na tabela dos alimentos proibidos estão doces e carboidratos comuns. Dependendo da diabetes eles podem ser consumidos esporadicamente.

Resultados

Na dieta para diabetes para emagrecer a prioridade é a atenção ao corpo e saúde. Uma boa reeducação alimentar aliada a atividades físicas emagrece mesmo além de ser eficaz para o corpo. Pode se levar dias ou meses para sentir a diferença, pode ser rápido, tudo depende de cada organismo. As opções de alimentos permitidos são variadas, uma das dicas é sempre fazer acompanhamento médico.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios