Drenagem Linfática

Saiba mais sobre estre tratamento

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Estética

A drenagem linfática é uma modalidade de terapia corporal que facilita a circulação da linfa (líquido que circula no corpo). Essa massagem terapêutica suave com movimentos constantes que ajuda a tratar problemas como inchaço e até celulite. É possível fazer tratamento sem prescrição médica, mas é sempre bom consultar um médico, como um dermatologista. Veja a seguir quais são os problemas que podem ser tratados com a drenagem linfática.

Benefícios da drenagem linfática

O sistema linfático funciona em paralelo com o sistema circulatório filtrando os líquidos que de dispersam dos vasos. A drenagem vai direcionar o líquido para as estruturas que são responsáveis por recolhê-los para que a filtragem possa ser feita de forma mais eficiente. Dessa forma, a drenagem linfática ajuda a tratar:

Drenagem Linfática

  • Estimula a circulação: a drenagem facilita a circulação da linfa pelo corpo. A linfa é um líquido que passa pelo sistema circulatório limpando o sangue, sendo assim importante para a imunidade do organismo. Ficar por muito tempo na mesma posição ou consumir sódio em excesso pode causar retenção de líquido e inchaço, e a drenagem linfática estimula a circulação da linfa diminuindo esses sintomas, além de possui efeito antioxidante.
  • Combate os sintomas da TPM: durante a tensão pré-menstrual, os vasos ficam mais flácidos e são impedidos de contrair para levar o sangue para o resto do corpo. Isso vai atrapalhar a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio juntamente com os hormônios inibidores da TPM. Com a drenagem linfática, esse transporte volta ao normal, diminuindo os sintomas e atenuando a retenção de líquido.
  • Elimina ou atenua celulite: a celulite é formada quando se inicia um processo de retenção de líquido, então os tecidos ficam mal oxigenados e endurecem, o que leva a formação de nódulos. Uma sessão de drenagem vai eliminar o excesso de líquidos e eliminar a celulite, mas somente se o problema estiver bem no início. De qualquer forma, se for um caso avançado, ela ajuda a atenuar e impede o surgimento de novas formações.
  • Tem efeito emagrecedor: como vai diminuir a retenção de líquido, vai diminuir o acúmulo de gordura em áreas propensas como barriga e coxas; a drenagem também ativa o metabolismo, o que contribui para a queima de gordura e de calorias.

Drenagem linfática dói?

Não deve doer. A drenagem linfática é uma massagem rítmica de movimentos suaves cujo intuito é transportar o líquido que fica preso nas células de volta para os vasos capilares.

Drenagem Linfática Mecânica

Não é necessária muita pressão pra isso, pois a corrente da linfa fica na superfície da pele e, além disso, é uma corrente lenta, e seu ritmo deve ser respeitado, principalmente porque se a pressão for muito forte pode haver obstrução dos vasos e o resultado será nulo. Você pode sentir algum desconforto, mas se sentir dor em algum gânglio (pescoço, virilhas, estômago, axilas), procure um médico para ser examinada mais detalhadamente.

Existe alguma contraindicação?

Não é indicado fazer drenagem linfática se você possui algum histórico de tumores, nódulos de natureza desconhecia ou abscessos.

Dá pra fazer a massagem sozinha?

Você pode formar um L com seu dedão e o indicações, pressionar levemente sua pele e arrastar fazer movimentos de modo que “empurre” as impurezas em direção ao seu coração. Fora isso, procure um especialista bem qualificado.

Confira algumas técnicas:

Acelerando a eliminação da celulite

Um dos principais motivos que nos levam a procurar a drenagem linfática, é a eliminação da celulite. Para acelerar o processo, precisamos realizar alguns movimentos que tornam o processo mais rápido e ainda esculpem o bumbum. Assista:

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios