Exercícios Aeróbicos

Tabela de gastos calóricos, vídeos e tudo o que você precisa saber sobre exercícios aeróbicos

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Exercícios

Quando corremos, andamos ou pedalamos mesmo que involuntariamente, praticamos o que podemos chamar de exercícios aeróbicos. Esse tipo de exercícios usa o oxigênio gerando energia para nossos músculos e consequentemente fortalecendo-os. A aeróbica é praticada de forma rítmica e controlada. São os melhores exercícios no combate de doenças do coração, articulações e melhoram bastante nossa resistência corporal. Sem falar que de quebra ainda queima aquelas gordurinhas indesejáveis.

A Prática de Exercícios

A prática regular desses exercícios traz muitos benefícios para o nosso corpo. O aumento do nosso metabolismo, a melhora na circulação do sangue, o controle da pressão arterial entre outros, fazem com que uma pessoa que tem o hábito de se exercitar pela aeróbica tenham seu metabolismo acelerado, aumentando dessa forma a queima de gordura até 8 vezes mais rápido do que uma pessoa que não faz exercícios. Uma prática diária com mais ou menos 20 minutos de exercícios aeróbicos, vai melhorar bastante seu desempenho em diversas tarefas do dia a dia.

O Melhor Exercício Aeróbico

Difícil dizer exatamente qual é o melhor exerício anaeróbico para emagrecer, porém podemos mostrar um dos que tem sido bastante efetivos para a perda de peso, o Bicycle Crunch. Essa atividade é UM DOS melhores exercícios aeróbicos para quem quer diminuir a barriga. É bem fácil de fazer, estando você deitado no chão com os dedos atrás da cabeça e tente alcançar o joelho esquerdo no cotovelo direito e o joelho direito no cotovelo esquerdo, fazendo movimentos semelhantes à pedaladas. Esse exercício deve ser feito diariamente com no máximo 12 repetições para evitar forçar a coluna. É um ótimo exemplo de aeróbica que se pode fazer em casa sem problemas, assim como pular corda, corrida e caminhadas regulares.

Confira o vídeo para saber exatamente como fazer a atividade aeróbica Bicycle Crunch:

Mas isso representa apenas uma opção das diversas existentes entre as atividade aeróbicas. Mais adiante vamos mostrar uma tabela com opções para outros exercícios.

A Prática

Se você preferir pode realizar a prática desses exercícios com aparelhos especiais e com orientação profissional em uma academia. Geralmente, é mais indicado para casos de exercícios localizados como o que citamos acima, pois você terá uma série feita especialmente para você e seu limite, evitando assim dores inoportunas depois. Se você quer apenas exercitar o corpo para melhorar sua resistência, uma corrida ou caminhada é o mais indicado. Mas nunca se esqueça que você não deve começar com séries longas. O mais indicado é que você comece com 20, 30 minutos de prática diária e vá aumentando de acordo com sua resistência. Não esquecendo nunca que a hidratação é o fator mais importante para qualquer tipo de exercício, portanto mantenha sempre uma garrafinha com água por perto para sempre hidratar seu corpo.

Exercícios aeróbicos

Tabela de Atividades

Abaixo você confere a tabela com as atividades aeróbicas, assim como o gasto calórico de cada uma delas.

ATIVIDADEGASTO CALÓRICOCAPAC. FÍSICACOND. FÍSICO
PULAR CORDA500 à 800 cal/horaForça e ResistênciaIntermediário
STEP400 à 500 cal/horaForça e ResistênciaIntermediário
NATAÇÃO430 à 530 cal/horaForça e ResistênciaIniciante
AEROFIGHT600 à 850 cal/horaForça e ResistênciaIniciante
SPINNING500 cal/horaForça e ResistênciaIntermediário
TRANSPORT500 cal/horaForça e ResistênciaIniciante
HIDROGINÁSTICA500 cal/horaForça e ResistênciaI / Int./ A
AERO-JAZZ400 cal/horaForça e ResistênciaIniciante
BODY PUMP500 cal/horaForça e ResistênciaIniciante
CORRIDA500 à 800 cal/horaForça e ResistênciaIniciante

Exercícios em Jejum

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer exercícios em jejum não emagrece. Ao realizar exercícios ficando-se longo período de tempo sem se alimentar fará como que nosso organismo comprometa as proteínas corporais e mantendo a gordura corporal. O indicado é ter uma alimentação balanceada, seguindo alguma dieta de seu agrado.

Lista de Exerícios Aeróbicos

Falaremos de alguns dos principais exercícios aeróbicos para emagrecer.

Pular Corda

Um tipo de exercício que aprendemos ainda quando somos pequenas, mas que é muito efetivo. O vídeo abaixo mostrar exatamente como pular corda de maneira correta.

Step

Essa é uma atividade similar ao processe de subir e descer uma escada. O vídeo mostrar os passos básicos de como realizar o exercício corretamente, pois existem alguns cuidados para não forçar demais a panturrilha.

Natação

A natação é um dos esportes mais completos e que mais trazem benefícios a saúde. A natação trabalha com diversos músculos ao mesmo tempo e é uma atividade mais do que recomendada para ajudar a emagrecer. Para encarar esse tipo de atividade física no inverno, recomenda-se algum lugar que possua piscina aquecida. Sempre faça alongamentos antes das atividades para preparar o músculo para as piscinas já que eles serão bastante exigidos no treinamento.

Natação

Os tipos básicos de nados são:

  • Nado Crawl
  • Nado Peito
  • Nado Costas
  • Nado Borboleta

É interessante revezar os tipos de nado, para trabalhar diferentes músculos. Uma prática diária de 30 mins de natação poderá ser muito eficiente para você que está tentando perder peso. O vídeo abaixo mostra como realizar cada uma das atividades através do conhecido nado Medley, que reúne os 4 tipos de nados, e é exibido na seguinte ordem: Borboleta, Costas, Peito e Crawl.

AeroFight

O Aerofight é uma espécie de luta com dança com movimentos que seguem uma coreografia. Veja o vídeo de uma aula:

Spinning

Os exercícios na atividade de Spinning farão você suar para valer. A atividade consta com exerícios em uma bicicleta ergométrica onde de acordo com a aula é mudado a força exigida no aparelho. É recomendado um personal trainer para ajudar nessa atividade que normalmente são realizadas em academias. Veja o vídeo de trecho de uma aula.

Transport

É um exercício realizado através de um aparelho comum em academias. Veja uma matéria no jornal falando sobre o Transport, mostrando os erros do uso do aparelho e como fazer corretamente.

Hidroginástica

Hidroginástica nada mais é do que a ginástica sendo feita dentro da água. Por estar dentro de uma piscina os movimentos são mais exigidos por ser necessários uma força contra a água. Veja uma aula de hidroginástica.

Aero-Jazz

O Aero-Jazz é uma dança com coreogragia que além de ser gostoso de praticar ajuda a perder peso.

Body Pump

O Body Pump é um dos tipos de atividade mais procurados em academias. É um tipo de treinamento que utiliza pesos ( barra e anílhas), e é sincronizado com as músicas agitadas para estimular o exercício. Veja uma aula:

Corrida / Caminhada

A corrida e a caminhada são os exercícios aeróbicos mais comuns, e podem ser realizados em qualquer lugar, e também em aparelhos. É bastante saudável e ajudará bastante no processo de perder peso.

Considerações Finais

O importante é escolher o exercício que melhor agradar você, e realmente pegar firme nele, fazendo a atividade todo dia. Conforme o tempo for passando o seu corpo vai se acostumando, então a maior batalha será no logo começo. Não desista, pois aliando-se os exercícios para perder peso e uma boa dieta você conseguirá atingir os seus objetivos.

7 comentários

  1. Jessica (14/10/2012)

    Amei o artigo, muito bem feito com videos para as atividades e explicações detalhadas, gostei muito do site.

  2. Laura (14/10/2012)

    dos exercicios listados anaerobicos eu prefiro as caminhadas e um pouco de corrida, alternando. Não exige nenhum aparelho, e se for feito todo dia corretamente ajuda muito a perder peso, consegui perder 2 kilos em 10 dias, fazendo caminhada/corrida por 1 hora por dia.

  3. Rose (14/10/2012)

    Eu pratico Body Pump e amo! já tenho feito há 1 ano e ele me ajuda a manter meu peso pois não pratico dietas, e sou uma viciada em chocolate.

  4. tthatianny (21/10/2012)

    adooorei td muito bem explicado e ate tem os videos bjjjsss

  5. Juliana (21/10/2012)

    Nossa excelente esse tutorial, muito bem feito, parabens!

  6. Zelia (17/11/2012)

    Que legal o guia de exercicio aerobicos, eu faço regularmente e tenho otimos resultados…
    é legal unir a uma boa alimentação que os resultados aparecerão

  7. Lilian (26/11/2012)

    Eu praticos atividades aerobicas regularmente, associado a uma boa dieta de carboidratos e tenho um resultado fantastico….

    Em festas de fim de ano quando passo um pouco da conta e relaxo nos exercicios, acabo ganhando alguns kilos a mais….

    Mas logo que retomo a pegada, consigo emagrecer toda gordurinha extra que ganhei

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