Exercícios Anaeróbicos

Benefícios dos exercícios anaeróbicos, vídeos e curiosidades

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Exercícios

O que são os exercícios anaeróbicos? Ao contrário dos exercícios aeróbicos, os do tipo anaeróbicos, utilizam os músculos para aumentar o metabolismo. Esse tipo de exercício é mais forte e trabalha mais com a resistência, e por isso, comumente são chamados de musculação. Podem ser praticados em casa, mas por precisarem de mais esforço físico, são mais indicados a serem feitos em academia ou com acompanhamento profissional. Como existe uma necessidade de forçar mais o corpo para esse tipo de exercício, é muito importante que exista uma reeducação alimentar e em casos mais particulares, com o uso adequado de suplementos alimentares.

Os Exercícios

Levantamento de peso e ginástica olímpica são dois ótimos exemplos de exercícios anaeróbicos, São estimulantes musculares e aumentam a nossa resistência por fortalecerem os músculos tornando-os mais resistentes e mais fortes. Uma corrida olímpica de 100 metros, por exemplo, é outro grande exemplo desse tipo de exercício, exige força física e todo um preparo muscular e de resistência. Mas ao mesmo tempo em que uma corrida olímpica é do tipo anaeróbico, ela precisa começar com a aeróbica para trabalhar a distribuição do oxigênio no aumento da resistência física. Isso acontece com muitos exemplos do tipo, e profissionais sempre citam que as atividades aeróbicas e anaeróbicas devem sempre trabalhar em conjunto para um melhor resultado.

Exercícios Anaeróbicos

O Pilates

O Pilates é um exemplo desse tipo de exercício que com um pouco mais de conhecimento, podemos praticar até em casa mesmo. Por ser uma atividade mais calma, que apesar de exigir trabalho dos músculos, não é de grande esforço físico, o Pilates, praticado em mais ou menos 30 minutos diários, é de grande eficiência para o nosso corpo.

O vídeo abaixo mostra exercícios de Pilates para realizar-se em 10 minutos.

Nesse outro vídeo, podemos observar a realização de Pilates com bola.

O Esforço

Não podemos deixar de ressaltar que por exigir um grande esforço físico, esse tipo de atividade deve ser acompanhado por um profissional (personal trainer), de preferência. Caso você não tenha um conhecimento mais técnico da coisa, corre o risco de exigir mais dos seus músculos e sentir muitas dores no corpo ou problemas em articulações, e existir o rompimento de ligas musculares, em casos mais graves.

Pilates

Visitar uma academia regularmente é a forma mais indicada para a prática de qualquer exercício do tipo. Se você não tem costume de praticar atividades físicas, comece com poucos minutos e após a primeira quinzena, aumente a força e assim gradativamente. Lembrando sempre que toda e qualquer prática exagerada de exercícios não surte efeito no corpo.

Vídeo

Nesse vídeo o personal trainer Rafael Aguiar ensina algumas dicas para perder calorias em 30 mins, onde inclui exercícios tanto anaeróbicas como aeróbicas.

Considerações Finais

É sempre importante saber realizar corretamente os dois tipos de exercícios, onde o anaeróbico irá fortalecer a musculatura e o aeróbico vai ajudar a perder peso. Boa sorte meninas e força para emagrecer.

7 comentários

  1. Julia (14/10/2012)

    Amei esse artigo, estou querendo começar a praticar Pilates, essa semana ja irei em uma academia para me cadastrar.

  2. Marisa (14/10/2012)

    Eu gosto bastante de praticar atividades anaerobicas

  3. Bruna Vomel (14/10/2012)

    Eu faço bastante o controle entre atividades fisicas anaerobicas e aerobicas, mesclando durante o periodo de treino

  4. Neide (17/11/2012)

    Adorei os exercicio, vou praticar em casa

  5. Beatriz (26/11/2012)

    Maravilhoso o artigo, o mais completo que ja li na internet.
    Vou começar a fazer essa sequenca de exercicios diariamente, juntamente com alguma dieta para me ajudar a emagrecer cerca de 5 kilos.

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