Farinha de Banana Verde

Conheça as propriedades e os benefícios

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Na mesma linha das farinhas emagrecedoras, que são alimentos funcionais, assim como a farinha de berinjela, a farinha de banana verde possui inúmeros benefícios para o organismo. Esse tipo de alimento ajuda a potencializar os efeitos de uma alimentação saudável e equilibrada e exercícios através de suas propriedades. Um estudo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte verificou que a ingestão de banana verde associada a uma dieta equilibrada pode proporcionar benefícios á saúde. Veja abaixo:

Propriedades da banana verde

A banana verde contém vitamina A, e vitaminas dos complexos B e C. A vantagem que ela possui sobre a banana madura é que ela tem um teor mais alto de amido resistente, um tipo de carboidrato que é probiótico, ou seja, incita a produção de bactérias benéficas ao organismo, o que ajuda no funcionamento da flora intestinal por ter suas propriedades absorvidas no intestino delgado ao invés de digeridas no estômago. Sendo fermentado no intestino delgado, o amido resistente se transforma em nutrientes das células intestinais. Esse processo ajuda o sistema imunológico, alimentando as bactérias que são benéficas, que por sua vez vão combater as bactérias nocivas que são ingeridas através da alimentação.

Benefícios da farinha de berinjela

Esse amido também possui um baixo teor de glicose, então pode ser consumido por pessoas com diabete tipo 2, e também dá maior sensação de saciedade, o que ajuda pessoas que têm dificuldade em manter uma dieta.

Uma outra vantagem da banana em geral é que ela mantém suas propriedades mesmo após cozimento, o que geralmente não acontece com outros vegetais. Outras propriedades da banana verde ajudam a prevenir doenças do cólon, tipos de câncer, problemas cardiovasculares e osteoporose. A vitamina B6, por exemplo, ajudam na síntese da serotonina, que promove a sensação de bem-estar e ajuda até a diminuir o inchaço e as cólicas.

A farinha de banana verde emagrece?

Sim. Sendo utilizada como alimento funcional, ou seja, como aliada da dieta equilibrada, as propriedades da banana verde ajudam a evitar o acúmulo de gordura corporal e a diminuir o colesterol.

Farinha de banana verde

O amido resistente atua como uma fibra, o que vai retardar a absorção de nutrientes pelas células intestinais, e isso dá maior sensação de saciedade e acaba por diminuir o apetite. Ainda, ao repor a flora intestinal e melhorar seu desempenho, a atuação dessas propriedades da banana eliminam a prisão de ventre, que geralmente dá aquela aumentada na barriguinha.

Confira esta matéria no Jornal da Globo sobre os benefícios da farinha de banana verde para emagrecer:

Como comprar

Você pode comprar essa farinha em qualquer loja ou site de produtos naturais pela internet, como os da Zona Cerealista, ou ainda em algumas farmácias.

Como fazer em casa

Para fazer em casa, fatie o número desejado de bananas em tiras e, em seguida, coloque-as numa forma, leve ao forno e as deixe lá até que torrem e fiquem sequinhas e crocantes. Depois bata no liquidificador ou no processador. Você pode passa-las numa peneira fina e ferver as bananas antes de leva-las ao forno.

Confira:

Receitas

Você pode inserir bananas verdes ou a farinha delas nas suas receitas: dá pra fazer sorvete caseiro de banana, assim como smothies de frutas, saladas de fruta, pães e bolos com a farinha. Dá até pra fazer chocolate quente light ou brigadeiro de banana verde usando a farinha. Utilizando essas receitas, você evita outros doces cheios de gordura ou açúcar e se mantém na dieta saudável.

Precauções

A ingestão de banana verde sem a ingestão de bastante líquido pode levar a gases e prisão de ventre. Beba muita água.

Comente!




*Campos obrigatórios