Farinha de Berinjela
Saiba por que ela emagrece
Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos
Foi feito um estudo pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a farinha de berinjela que apontou que ela ajuda a eliminar gordura abdominal. No estudo, mulheres acima do peso com idade entre 44 e 45 anos foram divididas em dois grupos num experimento. Todas receberam uma dieta de baixas calorias, mas só um grupo foi orientado a ingerir 14g de farinha de berinjela por dia. Veja a seguir:
Benefícios da farinha de berinjela
No grupo de mulheres que ingeriram a farinha foi possível observar que houve:
- Perda de peso: as mulheres do grupo ingeriram farinha de berinjela na dieta perdeu 6kg e 12cm de abdome, enquanto as mulheres que não a comeram perderam 3kg e reduziram 3cm.
- Redução de ácido úrico no sangue: ácido úrico é formado naturalmente pelo organismo e a alta concentração dele no sangue pode levar à formação de cristais de cálcio nas articulações e causar males como gota e insuficiência renal.
- Tendência à redução da concentração de triglicerídeos no sangue: triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue. Quando essa taxa está elevada há maior risco de doenças do fígado, entre outras. A taxa aumenta quando há ingestão excessiva de açúcar e gorduras.
- Tendência à redução de colesterol VLDL e LDL: o VLDL é bem similar ao LDL, mas mesmo em níveis elevados não traz grandes ameaças. O LDL é o tipo conhecido como “mau colesterol”.
Fibras
A farinha de berinjela é rica em fibras, sendo elas cerca de 40% da composição. Uma alimentação rica em fibras reduz o risco de cânceres como o de mama, do reto e do cólon. Além disso, fibras melhoram o trânsito intestinal e trazem maior saciedade, o que diminui a vontade de comer.
Sódio
As desvantagens da farinha se concentram no fato de ela ter uma concentração de sódio maior do que a berinjela in natura e não ser uma fonte rica em vitaminas. Mas essa quantidade de sódio ainda é bem menor se comparada a qualquer junk food, então não há restrições para hipertensos.
Radicais livres
A ingestão da farinha de berinjela leva a certo aumento de radicais livres no organismo. Os radicais livres são moléculas que circulam pelo corpo e trazem malefícios, entre eles a aceleração do envelhecimento. Sua quantidade aumenta quando a alimentação é ruim.
Uma solução é ingerir alimentos antioxidantes, que são aqueles cheios de vitamina C, como laranja, acerola, kiwi e limão, assim o efeito dos radicais livres pode ser neutralizado.
Suplemento
Vale lembrar a ingestão da farinha é apenas um suplemento, ou seja, ela é um item extra que ajuda na perda de peso e só surtirá efeito se for associada a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos, então procure adicionar a farinha numa dieta de baixa caloria que você já esteja fazendo.
Como fazer
Caso você não consiga comprar a farinha em sites e lojas especializados em produtos para dietas, você pode fazer em casa seguindo esta receita que rende 100g (uma xícara de chá):
- Adquira 1kg de berinjela e devidamente as lave.
- Corte as berinjelas em fatias ou rodelas e as coloque numa travessa para serem colocadas no forno a 200ºC por aproximadamente duas horas ou até que estejam bem crocantes ou ressecadas.
- Em seguida, triture as berinjelas no liquidificador ou processador até que tudo se transforme em pó.
- Depois é só armazenar num recipiente bem vedado e longe da luz (pode ser na geladeira). A validade será de um ano.

Autora
Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.