Farinha de Berinjela

Saiba por que ela emagrece

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Foi feito um estudo pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a farinha de berinjela que apontou que ela ajuda a eliminar gordura abdominal. No estudo, mulheres acima do peso com idade entre 44 e 45 anos foram divididas em dois grupos num experimento. Todas receberam uma dieta de baixas calorias, mas só um grupo foi orientado a ingerir 14g de farinha de berinjela por dia. Veja a seguir:

Benefícios da farinha de berinjela

No grupo de mulheres que ingeriram a farinha foi possível observar que houve:

  1. Perda de peso: as mulheres do grupo ingeriram farinha de berinjela na dieta perdeu 6kg e 12cm de abdome, enquanto as mulheres que não a comeram perderam 3kg e reduziram 3cm.
  2. Redução de ácido úrico no sangue: ácido úrico é formado naturalmente pelo organismo e a alta concentração dele no sangue pode levar à formação de cristais de cálcio nas articulações e causar males como gota e insuficiência renal.
  3. Tendência à redução da concentração de triglicerídeos no sangue: triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue. Quando essa taxa está elevada há maior risco de doenças do fígado, entre outras. A taxa aumenta quando há ingestão excessiva de açúcar e gorduras.
  4. Tendência à redução de colesterol VLDL e LDL: o VLDL é bem similar ao LDL, mas mesmo em níveis elevados não traz grandes ameaças. O LDL é o tipo conhecido como “mau colesterol”.

Benefícios da Farinha de Berinjela

Fibras

A farinha de berinjela é rica em fibras, sendo elas cerca de 40% da composição. Uma alimentação rica em fibras reduz o risco de cânceres como o de mama, do reto e do cólon. Além disso, fibras melhoram o trânsito intestinal e trazem maior saciedade, o que diminui a vontade de comer.

Sódio

As desvantagens da farinha se concentram no fato de ela ter uma concentração de sódio maior do que a berinjela in natura e não ser uma fonte rica em vitaminas. Mas essa quantidade de sódio ainda é bem menor se comparada a qualquer junk food, então não há restrições para hipertensos.

Radicais livres

A ingestão da farinha de berinjela leva a certo aumento de radicais livres no organismo. Os radicais livres são moléculas que circulam pelo corpo e trazem malefícios, entre eles a aceleração do envelhecimento. Sua quantidade aumenta quando a alimentação é ruim.

Farinha de Berinjela

Uma solução é ingerir alimentos antioxidantes, que são aqueles cheios de vitamina C, como laranja, acerola, kiwi e limão, assim o efeito dos radicais livres pode ser neutralizado.

Suplemento

Vale lembrar a ingestão da farinha é apenas um suplemento, ou seja, ela é um item extra que ajuda na perda de peso e só surtirá efeito se for associada a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos, então procure adicionar a farinha numa dieta de baixa caloria que você já esteja fazendo.

Como fazer

Caso você não consiga comprar a farinha em sites e lojas especializados em produtos para dietas, você pode fazer em casa seguindo esta receita que rende 100g (uma xícara de chá):

  1. Adquira 1kg de berinjela e devidamente as lave.
  2. Corte as berinjelas em fatias ou rodelas e as coloque numa travessa para serem colocadas no forno a 200ºC por aproximadamente duas horas ou até que estejam bem crocantes ou ressecadas.
  3. Em seguida, triture as berinjelas no liquidificador ou processador até que tudo se transforme em pó.
  4. Depois é só armazenar num recipiente bem vedado e longe da luz (pode ser na geladeira). A validade será de um ano.
Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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