Ginástica Funcional

Saiba mais sobre essa modalidade de exercício

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Exercícios

Ao contrário do espalhado por aí, a ginástica funcional não é uma nova modalidade que foi implantada depois do pilates — na realidade, ela existe desde que existe o que se chama de treinamento e condicionamento físico. Esse tipo de ginástica consiste em um treino basicamente sem aparelhos imitando os movimentos praticados durante o dia a dia, fortalecendo os músculos, emagrecendo, prevenindo lesões e melhorando a disposição. Costuma ser muito fácil emagrecer e delinear o corpo com a ginástica funcional.

Todo mundo pode fazer a ginástica funcional?

Não havendo condições físicas que realmente sejam um empecilho ou apresentem risco, todas as pessoas podem fazer ginástica funcional, porque os exercícios podem ser adaptados de acordo com cada pessoa e possuem o intuito de fortalecer o centro de força do corpo (CORE), no abdome, na lombar, no quadril, por exemplo. Atletas realizam o treinamento funcional para condicionamento assim algumas mulheres se recuperam da gravidez e do parto também fazendo exercícios funcionais.

Ginástica Funcional

Da mesma forma, pessoas que possuem dificuldade de realizar certos exercícios com equipamentos numa academia e pessoas com problemas físicos como artrite, dor nas costas ou hérnia de disco que não poderiam realizar outro tipo de exercício podem fazer a ginástica funcional também.

Para que se faz a ginástica funcional?

Tanto para emagrecimento quanto para hipertrofia (ganho de músculos), mas os músculos só desenvolvem nessa modalidade até certo ponto. Depois de ultrapassá-lo, para desenvolver mais os músculos é necessário recorrer à musculação tradicional com equipamentos mais pesados. O emagrecimento é facilmente alcançado, pois esse tipo de exercício produz uma maior queima de calorias porque induz a uma maior frequência cardíaca, além de ter um gasto energético de pós-treino muito grande. Além disso, como já foi citado, ela melhora o condicionamento físico e fortalece o equilíbrio do corpo.

Que equipamentos são mais utilizados na ginástica funcional?

Essa modalidade é mais leve, por isso utiliza acessórios bem melhores que uma musculação, por exemplo. Alguns dos mais utilizados são geralmente halteres menores, pesos, bolas suíças (daquelas de deitar em cima), elásticos ou faixas elásticas e qualquer coisa que sirva de apoio, como uma cadeira, por exemplo. O da imagem abaixo chama-se kettlebell.

Treinamento Funcional

Exemplos de exercícios funcionais

  1. Exercício de glúteos: coloque as mãos apoiadas nas costas de uma cadeira afastada e, com a postura adequada, flexione um dos joelhos, aproximando-o do chão ao máximo, enquanto o outro forma um ângulo de 90º. Faça duas séries de oito repetições.
  2. Fortalecimento das pernas: com os braços erguidos para frente, sem tirar os pés do chão ou apoiar-se com as mãos, sente-se e levante da cadeira em quatro séries de cinco repetições. Para quem já se equilibra melhor, um exercício derivado desse é um em que se levanta e senta, mas com apenas um pé apoiado no chão.
  3. Fortalecimento de ombros e abdômen: utilize uma faixa elástica. Tendo uma ponta em cada mão, prepare-se colocando o elástico sob os pés. Flexione os braços puxando para cima o elástico, levantando os cotovelos. Faça três séries com doze repetições.

Treino Funcional

Onde posso fazer ginástica funcional?

A ginástica funcional pode ser feita em academias, geralmente grandes. Também dá pra fazer em casa utilizando, por exemplo, videoaulas de treino. Separamos aqui algumas aulas de exercícios funcionais.

Treinamento Funcional

Vídeo Aula – Exercícios do Treinamento Funcional

Treinamento funcional com elástico ajuda a emagrecer

Ginástica Funcional com Bola Suiça

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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