Ginastica Rítmica

A Ginastica rítmica vem crescendo como um esporte muito agradável. Conheça sua técnica e regras.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

A ginastica rítmica nasceu diretamente da artística, e são parecidas em si em alguns movimentos. Ela nasceu em 1940 lá nos países do Leste Europeu, onde começaram a incluir nos repertórios algumas músicas e exercícios da ginastica que já era tradicional. Conforme o tempo foi passando o esporte, foi ganhando fama e beleza, onde os movimentos foram sendo aprimorados.

A primeira competição de ginastica rítmica que se tem noticia até hoje, se deu pelas Nações do Leste Europeu em meados de 1981. Naquele período o esporte já estava difundido pelo mundo. Tanto que a Federação Internacional de Ginastica tornou a modalidade oficial colocando regras especificas.

Regras da ginastica rítmica

A primeira coisa que você deve saber é que tem duas formas para praticar e disputar a ginástica rítmica, que é a individual e em conjunto. Nas duas técnicas os esportistas precisam realizar movimentos em sincronia técnicos, utilizando músicas e aparelhos específicos.

São cinco aparelhos que são usados para a prática; a boia, o arco, a corda, maça e a fita. Porém nem todos eles são usados na mesma competição. Por exemplo, nas Olimpíadas a Federação é que definem quais serão utilizados, podendo ser intercalados entre si.

Ginástica Rítmica

Na disputa individual e também na em conjunto a avaliação é feita diretamente por três juízes profissionais, que irão distribuir as notas mediante a apresentação do participante, os que obtiverem as melhores notas somando todos os jurados, vence a competição.

Tempo de competição

O tempo para os competidores individuais pode varias entre 75 a 90 segundos, já nas competições em grupo, elas são realizadas entre 135 a 150 segundo. Lembrando que no fim da sequencia ocorrem simultaneamente o fim da música.

Uma coisa importante em relação ao tempo é que todos os atletas devem o cumprir de acordo com aquilo que manda o regulamento. Se o candidato passar do limite, será descontado em sua apresentação 0,05 pontos em cada segundo ultrapassado. Os juízes são enérgicos, eles também punem que o ginasta fizer movimentos para fora do tablado. Isso faz com que muitos percam pontos!

Local para apresentação

Para realizar o exercício com eficiência evitando possíveis contratempos, você deve praticar em um ginásio fechado, onde tenha um tablado de mais ou menos 13m por 13m. O tablado deve ser o mesmo para a sequência, o que dá uma melhor pontuação. É importante estar com roupas adequadas, pois se não realmente não poderá fazer o exercício.

Qualquer um pode fazer? Sim é claro, porém é preciso treinar bastante, primeiro procurando uma escola com um professor especializado, porque se você tentar sozinho, irá se arrebentar todo. Há várias escolas que ensinam esse esporte nas grandes capitais e também nas cidades do interior.

Nas aulas você irá aprender algumas técnicas interessantes, porém somente com um pesado treino é que vai conseguir melhorar suas habilidades, para quem sabe um dia participar de competições importantes.

Veja uma aula:

E ai gostou de conhecer um pouco mais sobre a ginastica rítmica? E um esporte que vem crescendo muito, faça parte você também, vale a pena!

Comente!




*Campos obrigatórios