Goji Berries

Tudo sobre a poderosa frutinha vermelha famosa para o emagrecimento

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

Essa é a frutinha milagrosa que ganhou espaço no mundo da boa forma e saúde. Ela contém muitos segredos. Goji Berry, ou wolfberry é o fruto de qualquer Lyciumbarbarum ou Lyciumchinense, duas espécies estreitamente relacionadas deboxthorn na família nightshade, Solanaceae. A família também inclui a batata, tomate, berinjela, belladonna, pimenta e tabaco. As duas espécies são nativas da Ásia e há muitos séculos usadas na medicina e culinária asiáticas.

goji-berries

No Brasil

É possível encontrar esses dos tipos no Brasil, porém a mais facilmente encontrada é a tradicional fruta vermelhinha e seca. Como alimento, as frutas secas são cozidas tradicionalmente antes do consumo. Os goji-berries secos são adicionados frequentemente ao arroz e à geleia de amêndoas, assim como usados em sopas tônicas chinesas, em combinação com a galinha ou o porco. Mas aqui nas nossas regiões muitas pessoas consomem a fruta depois de ser reidratada, depois de ficar imersa num recipiente com água, e consumida pura.

Benefícios

O destaque do Goji-berry se deve ao fato de ser rico em vitamina C, pois que melhora todo o sistema imunológico, e ainda, o humor e previne problemas de ordem oftalmológicos e derrames, bem como ajuda o emagrecimento. Além disso, tem ação anti-inflamatória, além de equilibrar os níveis do colesterol protegendo o coração e cérebro.
Estudos ainda apontam que o goji berry ajuda a diminuir a incidência das celulites e ainda previne o diabetes e o câncer. Este alimento é a maior fonte de carotenoides que se tem conhecimento, e exatamente por isso contribui para evitar problemas das vistas e ainda proporciona foto-proteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios solares.

Nutrientes

Para ter uma ideia, vamos mostrar algumas das informações nutricionais do Goji-berry: Em 100 gramas de goji berry podemos encontrar algo em torno de 50 vezes mais vitamina C do que a acerola e laranja juntas. Essa vitamina é responsável por vários benefícios ao corpo. A vitamina C melhora além do que já fora dito antes, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, melhora a resistência dos ossos, evita e combate gripes, resfriados, alergias e ainda contribui para a absorção de ferro e tem ação antioxidante.

Ainda serve para prevenir doenças cardiovasculares devido a presença de vitamina B12 em quantias significativas. Conta ainda com a vitamina B6 que combate a concentração de homocisteína no sangue, substância responsável pelo surgimento de doenças circulatórias. Fora tudo isso, ainda ajuda no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos, eis que sua principal função é a produção da epinefrina, serotonina, que proporciona bem-estar e especialmente uma boa noite de sono, dentre uma infinidade de outros neurotransmissores.

Medicina Oriental

Sempre quando estudamos as ervas de origens asiáticas, sempre nos deparamos com a medicina chinesa, e por isso não é de se estranhar que num país de grandes extremos, desde o capitalismo e ainda as grandes quantidades de pessoas vivendo em ambientes bem rurais onde parece que a modernidade ainda não chegou, notamos como os chineses em sua maioria são magros e ainda contam com uma longevidade fenomenal. Repare que em quase todo documentário que vemos na TV sobre os mais remotos habitantes do oriente, sempre aparece a famosa figura do sábio chinês e suas fórmulas mágicas para uma boa vida cheia de alto astral.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios