Hipotireoidismo Engorda ou Emagrece

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Para compreender qual é a função de tireóide, precisamos saber exatamente do que se trata o tal metabolismo, tão falado ultimamente. Ele é responsável por controlar como a energia consumida será utilizada e, para que funcione corretamente, precisa de um hormônio que é fabricado na tireóide. Dessa forma, quando sofremos de hipotireoidismo, quer dizer que a glândula da tireóide está produzindo menos hormônios que o normal, o que deixa o metabolismo mais lento. Após essa prévia explicação, entenda se o hipotireoidismo engorda ou emagrece:

hipotireoidismo-engorda-ou-emagrece

Hipotireoidismo e a Balança

Como a glândula tireóide passa a liberar menos hormônios que fazem o metabolismo funcionar, esse se torna mais lento e, por isso, a energia consumida será gasta com mais dificuldades. Dessa forma, é comum pessoas que sofrem de hipotireoidismo adquirirem peso, mas não muito, mesmo que sua dieta continue a mesma. No entanto, isso só acontece quando a produção desse hormônio está extremamente baixa, o que gera uma grande desaceleração do metabolismo. Assim, o portador de hipotireoidismo se sente mais cansado, lento e com frio, fazendo com que o corpo acumule mais água e sal, motivos do inchaço em seu corpo. Por isso, nem sempre todo o peso adquirido é associado somente à tireóide, a qual pode ser responsável por no máximo 5 quilos a mais na balança.

Como Controlar o Peso Com Hipotireoidismo

Se você possui hipotireoidismo, poderá ser mais difícil manter o peso em dia, porém, não impossível. Caso você siga um plano regular de rotinas de exercícios, alimentação e manutenção do estresse, conseguirá permanecer com o mesmo peso. Para tanto, siga nossas dicas:

Exercícios Físicos Regulares

As atividades físicas não apenas contribuem para a manutenção do peso e para o emagrecimento, como também ajudam no fortalecimento dos ossos, na estruturação dos músculos, no gerenciamento do estresse e na melhora da saúde cardíaca. Se não for uma praticante assídua de exercícios, comece com caminhadas leves e vá acentuando-as.

Evite Alimentos Com Glúten

Por ser rico em substâncias que inibem o funcionamento da glândula da tireóide, o glúten se torna um grande vilão do hipotireoidismo. Dessa forma, tente se abster ao máximo de alimentos que contêm essa substância. Atualmente, devido à popularização dos intolerantes e alérgicos ao glúten, é fácil encontrar ingredientes livres desse nutriente.

Mantenha a Calma

Nos dias atuais, é difícil ficar livre do estresse, mas quanto mais calma você ficar, menos peso ganhará. Isso se deve porque o estresse faz com que nosso organismo produza o cortisol, hormônio que interfere na produção hormonal da tireóide. Além disso, ele faz com que escolhamos mal a nossa alimentação, que nos sintamos mais cansados e deprimidos.

Medicamentos na Hora Certa

Nada de se esquecer de tomar seus medicamentos, se realmente quiser manter o peso em dia. Ele deve ser ingerido logo pela manhã, ainda em jejum, com muita água, e sem o acompanhamento de outros remédios. Então, somente após 30 a 60 minutos, faça uma refeição leve.

Sono Tranquilo

É durante o sono que o nosso organismo se regula para colocar o sistema no lugar, principalmente o metabolismo. Sendo assim, tenha noites de sono tranquilas, tentando se esquecer dos problemas do dia a dia. Deixe-os para o dia seguinte, pois você é muito mais importante que eles!

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios