Horários para Malhar

Descubra se existe um horário melhor para praticar exercícios

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Exercícios

Praticar exercícios em qualquer horário é melhor que praticar exercício nenhum, além disso, cada pessoa possui seus próprios hábitos e adapta seus horários de acordo com a própria rotina. Ainda não existe nenhum horário definido como o mais apropriado para malhar, mas cada um possui suas vantagens e peculiaridades.

Malhar pela manhã

Algumas pessoas preferem se exercitar logo pela manhã. A vantagem de fazer isso é que se acelera o organismo logo no início do dia, ganhando disposição para a rotina que segue depois. O importante é cuidar da alimentação.

Os exercícios aceleram o consumo de glicose pelo organismo, portanto, se a pessoa não estiver bem alimentada antes do treino, ela pode sofrer com hipoglicemia, que pode levar a enjoos e até a desmaios.

Melhores Horários para Malhar

Antes de treinar, é importante reunir alguns grupos alimentares, como carboidratos, proteínas, fibras e gordura. No entanto, todas as refeições que precedem as séries de exercício físico devem ser leves para que não haja risco de, náuseas, refluxo ou vômito, porque o corpo tem necessidade de se adaptar e gerar a energia que será necessária pras a prática dos exercícios. O ideal é que se faça em torno de uma hora de digestão primeiro, e se a refeição tiver sido maior ou mais pesada, duas horas.

Malhar à tarde

Durante a tarde, seu desempenho pode ser melhor. Isso acontece porque nesse período a temperatura do corpo e os níveis de insulina e de cortisol alcançam seu ápice no fim da tarde, intensificando a potência física e impulsionando melhor os exercícios. A temperatura em si melhora o desempenho de exercícios anaeróbicos, como levantamento de peso, e não necessariamente os aeróbicos como ciclismo e corrida.

Apesar de os dois últimos serem mais procurados para a perda de peso, o aumento da musculatura favorece bastante o emagrecimento, pois os músculos, que compõem a massa magra, consomem mais energia. Como o horário favorece os músculos, deixando-os mais flexíveis e produzindo mais testosterona, hormônio que ajuda na construção deles, o desempenho pode ser relativamente melhor.

Malhar à noite

Malhar durante a noite pode causar insônia, apesar de a malhação ajudar no sono. O problema está no horário, porque a prática de exercícios libera uma grande quantidade de endorfina, uma substância que gera euforia e pode levar o sono embora, o que não ajuda muito caso os exercícios sejam feito pouco antes da hora de ir deitar. O bom é que o treino termine em torno de duas horas antes de chegar o momento de ir pra cama.

Horário para malhar

Nesse período o corpo também necessita de uma quantidade maior de insulina e menor de carboidrato. Uma alimentação inadequada pode fazer o corpo acumular energia em forma de gordura.

Afinal, qual é o melhor horário para malhar?

Confira as dicas de um educador físico sobre o assunto:

Adaptação

A maioria das pessoas pratica todo tipo de atividades durante o dia, mas caso você tenha uma rotina diferenciada como quem trabalha durante a noite e dorme durante o dia, seu corpo irá se adaptar a ela.

Não existe nenhum problema em variar os horários dos treinos.

E não esqueça de se alongar após os exercícios!

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios