Linhaça

Conheça as propriedades benéficas da linhaça e suas variedades

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

O óleo de linhaça é produzido quando a semente de linhaça é prensada a frio e tem sua acidez corrigida. Esse óleo é muito usado como suplemento vitamínico, pois ela possui substâncias que não são produzidas pelo organismo, e também para melhorar vários pontos do corpo. Veja quais são as  propriedades da linhaça e por que motivos ela é tão usada.

Propriedades e benefícios da linhaça

Além de suas propriedades nutricionais, a semente de linhaça também é um alimento funcional por conter propriedades antioxidantes e que previnem contra doenças.

Benefícios da semente de linhaça

  • Antioxidantes: os antioxidantes presentes na linhaça previnem o envelhecimento precoce da pele e diminuir a formação de moléculas que causam inflamações na pele como a acne.
  • Ômega 3: são ácidos graxos presentes na linhaça que contribui para um bom funcionamento do cérebro e previne doenças do coração. Também combate estresse e TPM, inflamações, depressão e ajuda na absorção do cálcio, o que previne a osteoporose. Previne também o organismo de doenças autoimunes e ajuda a controlar os triglicerídeos no sangue. Além disso, o ômega 3 diminui a quantidade de colesterol ruim (LDL) e aumenta a de colesterol bom (HDL) no organismo.
  • Ômega 6: são ácidos graxos assim como o ômega 3. Ele ajuda a fortalecer a imunidade do organismo e a combater a osteoporose, o colesterol, o excesso de glicose e a hipertensão. Por possuir propriedades que nutrem as membranas das células, é bom para a pele e previne o envelhecimento precoce.
  • Liganas: as liganas presentes na linhaça são substâncias antioxidantes que são fitoesteroides. Elas possuem composição muito similar à do estrogênio e “imitam” a sua ação. Pelo fato de esse ser hormônio muito importante na menopausa, elas funcionam como uma espécie de reposição hormonal natural. Por ser natural, ao contrário da reposição feita com medicamentos, essas liganas ajudam a prevenir o câncer de mama.

Linhaça ajuda a emagrecer?

Sim. Ela é um alimento funcional que ajuda a combater inflamações; o acúmulo de gordura é um tipo de inflamação, e o ômega 3 age dentro da células de gordura, diminuindo essa inflamação e, consequentemente, diminuindo a gordura. Para ajudar nesse emagrecimento, o ômega 6 também é importante, pois estimula maior queima de gordura ao invés de queima de carboidratos.

Linhaça

Ela também tem ação termogênica; de certa forma ele eleva a temperatura corporal. O corpo vai trabalhar para manter a temperatura, o que acelera o metabolismo e queima mais calorias.

Além de tudo, como citado antes, o ômega 3 enriquece a ação a insulina, que controla a taxa de açúcar no sangue, assim evita picos ou quedas bruscas de índices hormonais que resultam no aumento do apetite. Por ser um óleo, também melhora a ação do intestino e, como demora mais para ser digerido, provoca maior sensação de saciedade, o que faz com que se coma menos.

Confira a reportagem do Jornal Hoje da Globo sobre a linhaça para emagrecer:

Onde comprar e como usar

Você encontra óleo de linhaça, assim como sua polpa, em farmácias, lojas de produtos naturais e na internet.

Você pode misturar tanto o óleo de linhaça quanto sua polpa triturada em iogurtes, sucos, saladas, vitaminas, pães e bolos, mas apesar de suas propriedades benéficas, o óleo não deve ser consumido em excesso, caso contrário o organismo pode ser muito prejudicado. Procure utilizar, no máximo, três colheres de linhaça ou duas colheres de sopa do óleo por dia.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



1 comentário

  1. dina francisca da silva

    Eu dina gostaria de ajuda para esmagrecer ja nao da para viver gordinha

Comente!




*Campos obrigatórios