Novo Remédio Para Emagrecer

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Remédios para Emagrecer

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar a venda de um novo medicamento para emagrecer produzido pela indústria farmacêutica da Dinamarca Novo Nordisk. É a liraglutida, cujo nome popular é Victoza, já fora aprovada para o tratamento do diabetes, que também demonstrou boa eficácia na eterna luta contra a balança, porém, só é liberada para pessoas que sofrem de obesidade mórbida relacionada a problemas de saúde. Portanto, conheça melhor esse novo remédio para emagrecer:

novo-remedio-para-emagrecer

Quem Pode Usar a Liraglutida?

Por se tratar de um remédio que pode trazer efeitos colaterais negativos para a saúde, a liraglutida só é vendida sob prescrição médica para pessoas cujo IMC (Índice de Massa Corporal) seja maior que 30 ou para quem tem sobrepeso, ou seja, com IMC acima de 27 com fatores de risco como apnéia do sono, colesterol alto ou hipertensão.

Como a Liraglutida Funciona?

A liraglutida deve ser aplicada em forma de injeções diariamente. Para funcionar, ela imita a ação do hormônio conhecido como GLP-1, enviando mensagens ao cérebro de que o organismo já está saciado de alimentação. Com isso, a pessoa não sente fome e, consequentemente, perde peso. Ou seja, é análoga às incretinas naturais que são liberadas no intestino depois que ingerimos alimentos. Assim, a insulina é liberada pelo pâncreas conforme os níveis de glicose. Outro efeito causado pelo medicamento é a redução do glucagon, quando este se encontra em níveis elevados, inversamente à glicose. Com isso, se a glicose estiver alta, o remédio fará com que a insulina seja liberada e o glucagon será inibido.

Pesquisa Científica

Para comprovar a eficácia da liraglutida, foi realizada uma pesquisa pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, publicada no periódico britânico The New England Journal of Medicine em que 3600 obesos se submeteram à experiência. Para tanto, foram divididos em 2 grupos, sendo que o primeiro recebeu injeções de liraglutida e orientações médicas sobre alimentação equilibrada e prática de atividades físicas e o segundo, apenas injeções falsas e as mesmas orientações. Passados 14 meses da experiência, os pacientes que usaram a liraglutida emagreceram em média 8,4 quilos enquanto os que não a usaram perderam somente 2,8 quilos, o que demonstra a eficácia do medicamento.

Efeitos Colaterais

Como o uso do Victoza ainda é novo, não é possível determinar os efeitos colaterais a longo prazo, porém, em algumas pesquisas, foi notado que o medicamento causou a neoplasia da tireóide, o bócio e o aumento da calcitonina.

Melhor Forma de Emagrecer

Se você não sofre de obesidade nem de sobrepeso, não é necessário se submeter ao tratamento medicamentoso, que até pode prejudicar a sua saúde. Porém, é preciso ter paciência e determinação para conseguir lutar contra a balança saudavelmente. E a fórmula não é mágica nem desconhecida da população. Faça uma alimentação balanceada e equilibrada a cada 3 horas e pratique uma atividade física regularmente. Essa é a maneira mais saudável e correta de se perder peso. Além disso, assim, você não ganhará os quilos perdidos de volta, pois o seu organismo se acostumará a esses hábitos saudáveis.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios