O Que Comer À Noite

Saiba como se alimentar a partir do fim da tarde

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Há uma pequena polêmica sobre a alimentação no horário noturno, principalmente porque o corpo esta diminuindo o ritmo e se preparando para dormir. Muita gente decide, por exemplo, parar de jantar para emagrecer, imaginando que para perder peso é imprescindível comer menos. Isso não é verdade, então falaremos aqui sobre a alimentação noturna.

Posso comer antes de dormir?

O ideal é que você coma, pelo menos, duas horas antes de ir pra cama, dependendo do tipo de alimento que você consumiu. Você não precisa esperar duas horas pra ir deitar se tiver apenas tomado um iogurte, por exemplo, mas não deve comer uma “pratada” com arroz e feijão e dormir logo em seguida, por seu corpo precisará de tempo para digerir esses alimentos.

Por que tenho que esperar pra dormir?

O metabolismo do corpo fica mais lento enquanto se está dormindo, então a digestão levará mais tempo que o ideal e isso pode causar incômodo durante o sono e fazer seu corpo acumular calorias. O melhor é que você coma uma porção pequena de alimentos leves, caso vá se alimentar antes de dormir.

Comer antes de dormir engorda?

O que engorda é o tanto que você come, e não o momento em que você come. Comer mais do que seu corpo vai gastar claramente vai fazer você ganhar peso. Se você come alimentos muito calóricos, mas não pratica nenhum tipo de exercício a fim de gastar as calorias que ingere, você vai engordar. A questão é que o corpo trabalha muito mais lentamente enquanto você dorme.

O que comer a noite?

Muitas pessoas comem grandes porções durante o jantar por não terem tempo de comer o suficiente durante o dia, outras se alimentam de forma a dar vazão a algum tipo de estresse ou desgaste emocional ou psicológico, outras até por tédio. Comer algo que contenha muitas calorias num período em que seu corpo não trabalhará realmente para eliminá-las é que é o problema, ou seja: seu corpo não vai queimar durante seu sono todas as calorias que você ingeriu comendo um pedaço de lasanha antes de dormir.

Posso cortar o jantar?

Isso não é minimamente aconselhável, principalmente porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, passar a fazer jejum não necessariamente emagrece: seu corpo começa a fazer reservar maiores do que você come, acumulando, entre outras coisas, gordura. Procure se alimentar bem durante o dia em porções razoáveis e não tão espaçadas, pra que você não exagere em alguma delas e, ao invés de cortar completamente o jantar, coma pelo menos algo como uma fruta.

Jantar para não engordar

Ao invés de cortar qualquer refeição do seu dia, procure ter uma dieta equilibrada que contenha alimentos de todos os grupos. Além disso, fazer uma refeição saudável antes de dormir evita que você acorde durante a noite pra comer, o que é ainda mais prejudicial.

O que é mais apropriado pra se comer à noite?

De um modo geral, comidas leves, então prefira:

  • Saladas cruas;
  • Sopas e caldos;
  • Lanches feitos com alimentos integrais, legumes e carnes magras como atum, frango ou peito de peru light;
  • Queijos tipo minas;
  • Arroz e macarrão integrais;
  • Para beber, sucos naturais ou iogurtes;
  • Frutas como sobremesa.

Evite:

  • Alimentos ricos em carboidratos como arroz, batata e massas;
  • Frituras e carne vermelha;
  • Queijos amarelos, porque são mais gordurosos;
  • Álcool;
  • Refrigerantes, pois têm muito açúcar, assim como alguns doces que também são gordurosos. Um bom truque é tomar um copo de leite morno antes de dormir, pois o leite é rico em triptofano, que induz ao sono e aumenta a serotonina, que traz sensação de bem estar.

Mais Dicas

Confira esta matéria no Você Bonita sobre alimentação noturna para não engordar!

Comente!




*Campos obrigatórios