O que é Metabolismo?

Conheça um pouco sobre o processo e o conceito metabolismo, tão importante para uma saúde estável.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

Hoje vamos falar de um assunto muito interessante que faz parte do nosso organismo e muitas pessoas ainda tem dúvidas: o que é o metabolismo? A palavra vem do vocabulário grego e significa mudança, troca.

No caso especifico podemos dizer que são transformações especificas e também reações químicas que realizam os processos de decomposição das células. O metabolismo ocorre com a ajuda das enzimas, tudo através de uma cadeia de produtos intermediários.

É um fenômeno relacionado diretamente às três funções vitais feitas do corpo humano:

  1. A nutrição que é a entrada de elementos essenciais ao nosso organismo;
  2. A respiração que é justamente a oxidação desses elementos para a produção de energia química;
  3. A síntese de moléculas estruturais que utiliza a energia produzida.

Processo do metabolismo

Bom, a primeira coisa que temos que entender é que o processo metabólico que se divide em dois grupos:

  1. Anabolismo: são as reações de síntese;
  2. Catabolismo: são as reações de degradação.

Mas, o que significa isso?

O que é metabolismo?

Anabolismo

O anabolismo são aquelas reações químicas construtivas que produzem toda a matéria orgânica para os seres vivos. Um exemplo, é a síntese de proteína no tecido muscular a partir do trabalho dos aminoácidos.

Catabolismo

Já o catabolismo faz o processo inverso, ou seja, são reações destrutivas, onde há uma quebra de substâncias. Um exemplo básico disso é a quebra da molécula de glicose que é transformada diretamente em energia e água.

Assim para manter todas as funções vitais do nosso organismo que são a respiração, temperatura corporal, batidas do coração, entre outras o nosso organismo necessita gastar grande parte de quantidade de energia. Esse processo é chamado de metabolismo basal.

Metabolismo basal

Todo esse processo consiste diretamente na quantidade de calorias produzidas por uma pessoa em 24 horas por dia, onde ela esteja em um repouso de aproximadamente 12 horas, isso é claro se haver nenhum dano nos órgãos internos do corpo.

Esse tipo de metabolismo é medido através do oxigênio e também do dióxido de carbono que é liberado em um tempo determinado. É importante lembrar que o metabolismo basal irá variar de pessoa para pessoa, tudo vai depender do tamanho, idade, e também do sexo.

Para o emagrecimento

O metabolismo atua de forma intensa no emagrecimento, pois emagrecer de forma saudável implica na ingestão de calorias de acordo com o nível de atividade física. O consumo de calorias para suprir as necessidades de energia diárias é de em média 2.000 calorias. Porém, existem vários fatores que influenciam o metabolismo, como a genética, sexo, altura, peso, prática de atividade física, e por ai vai.

Metabolismo x Emagrecer

O gasto de mais ou de menos energia, depende de várias fatores, é por isso que algumas pessoas mesmo magras não conseguem engordar. Bom por fim é importante lembrar que as pessoas que desejam emagrecer com saúde devem sim seguir dietas de longo prazos e sempre manter o metabolismo em ordem, pois ele é um dos principais fatores para o sucesso contra a balança.

Taxa de Metabolismo Basal

A taxa de metabolismo basal, também chamada de TMB, é a quantidade de energia em calorias que seu corpo necessita para funcionar em repouso. Em média, 60-70% das calorias que você ingere diáriamente são destinadas a manter os batimentos cardíacos, o funcionamento dos pulmões, as pálpebras piscando e a sua temperatura estável.

Os homens geralmente possuem uma TMB superior a das mulheres.

Como Calcular minha TMB

Existe uma equação chamada de Harris-Benedict que possibilita o cálculo da sua TMB:

Homem adulto: 66 + (13,7 x peso em kg) + (5,0 x altura em cm) – (6,8 x idade em anos)
Mulher adulta: 655 + (9,6 x peso em kg) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade em anos)

Exemplo:

Eu peso 57kg, tenho 168cm de altura e 27 anos. A conta seria:

655 + (9,6 x 57) + (1,8 x 168) – (4,7 x 27)

655 + 547,2 + 302,4 – 126,9 = 1.377,7

Ou seja, o meu consumo diário de calorias para manter meu peso seria de 1.377.7 calorias. Uma dieta de 1.200 calorias não seria suficiente para emagrecer. Entenderam?

Caso você pratique atividades físicas, procure se informar da quantidade de calorias queimadas para que você possa acrescentá-las em sua dieta!

Calculadora:

O Treino Ideal fez uma calculadora para a taxa de metabolismo basal. Você só precisa acrescentar sexo, idade e altura. Lembre-se que o cálculo baseado nas métricas do Harris Benedict retorna um valor de até 300 cal acima da sua verdadeira Taxa de Metabolismo basal.

Conclusão

Para emagrecermos, precisamos saber quantas calorias precisamos consumir por dia para sobreviver e quantas calorias podemos cortar para começarmos a perder peso. Eu geralmente calculo 500-600 cal a menos do que minha necessidade diária.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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