Os 5 Melhores Laxantes Naturais

Quando pinta aquela prisão de ventre, invista nos laxantes naturais, pois além de aliviarem o desconforto, farão bem para a sua saúde.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

A prisão de ventre, também conhecida como constipação, é um problema que atinge pessoas de todas as idades e acontece por diversos motivos, seja pela má alimentação, maus hábitos comportamentais, falta de sono, gravidez, hipotireoidismo, estresse e medicamentos. Com isso, o material residual fica ressecado e solidificado, dificultando a evacuação, o que pode causar dores abdominais, inchaço, vômitos e a falta de apetite. E para não precisar apelar para medicamentos laxantes que causarão a dependência, inclua na sua rotina os 5 melhores laxantes naturais que regularão o seu intestino e te darão mais disposição e saúde.

Os-5-Melhores-Laxantes-Naturais

Diferentes Tipos de Laxantes

Na natureza, há 4 grandes grupos de laxantes naturais, cada um com propriedades específicas que fazem com que as fezes saiam com mais facilidade. Os fibrosos atuam no intestino grosso e no delgado, demorando entre 12 e 72 horas para funcionarem fazendo uma verdadeira limpeza no organismo. Os hidratantes, por sua vez, hidratam o intestino para que concentre mais água, amolecendo as fezes. Já os estimulantes, também conhecidos como irritantes, provocam contrações no cólon, que são capazes de impulsionarem as fezes para fora. Por fim, os lubrificantes fazem com que as fezes se tornem escorregadias para passarem pelo intestino mais facilmente. Agora, veja quais são os laxantes naturais:

Babosa

Suas enzimas, minerais, vitaminas e eletrólitos contribuem para a cura intestinal ao atuar como um laxante capaz de aumentar o volume de água na região. A planta também estimula a secreção de muco, aumenta as contrações e ainda possui componentes anti-inflamatórios que melhoram as funções digestivas e reduzem o inchaço. A acidez do intestino é normalizada, o que estimula a geração de bactérias digestivas benéficas.

Vinagre de Maçã

O cálcio, a pectina, o ácido acético e o ácido málico contidos no vinagre de maçã são ótimos estimuladores dos intestinos, pois facilitam os seus movimentos e as suas funções. Para tanto, beba diariamente pela manhã 3 colheres de sopa dele dissolvidas em um copo de 200 ml de água.

os-5-melhores-laxantes-naturais1

Ameixas

Essas frutinhas pretinhas e deliciosas contêm grandes quantidades de antioxidantes, potássio, vitamina A e fibras dietéticas e, por isso, levam a fama de laxantes da natureza. Além disso, possuem bactérias que favorecem as contrações intestinais que ajudam o bom trânsito digestivo.

Sementes de Chia

Quando combinadas com um líquido (prefira a água), transformam-se em uma substância gelatinosa que se movimenta com facilidade pelo intestino. Elas ainda são excelentes formas de aumentarem a quantidade de fibras, já que se expandem e incham no trato intestinal, o que aumenta a absorção da água.

Óleo de Mamona ou Rícino

Esse é um dos mais conhecidos produtos da natureza quando o assunto é acabar com a constipação, tanto em crianças quanto em adultos. Ao agir diretamente sobre as mucosas intestinais, altera a secreção da água e de eletrólitos locais, desencadeando a lubrificação dos intestinos. Para sentir os seus efeitos, ingira uma colher de sopa do óleo misturada a um copo de leite morno antes de dormir ou ao acordar. E se ainda não se sentir bem, beba-o pela segunda vez somente após 6 horas.

E Não Se Esqueça da Água

De nada adianta incluir esses 5 alimentos na sua dieta se não beber bastante água durante o dia. Isso porque a prisão de ventre é causada pelo ressecamento das fezes. Então, ao ingerir fibras ou sementes, se não houver líquido, o problema pode até se agravar. Tente beber pelo menos 2 litros de água, chás ou sucos por dia.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios