Qual a Melhor Dieta para Mim?

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dietas

Eis aí a grande dúvida que assombra todas as pessoas desse mundo que se encontram em sobrepeso ou obesidade. Às vezes nos deparamos com o dever de perder peso, seja por questão estética-profissional, pessoal ligada ao bem estar de vaidade e mesmo nos casos de saúde, quando a pessoa precisa mesmo, e de todo jeito emagrecer urgentemente. E pensando nisso, elaboramos este artigo para você se situar, entender sua situação e optar pelo método mais eficaz ao seu caso específico. Tenha calma e antes, pense durante dias a fio que no que você vai ter de fazer, o que abdicar e ver se você quer ou precisa, uma introspecção de modo a focar a sua mente nos trabalhos que induzem ao seu objetivo e o sucesso dele, seja ele estético ou saúde.

qual-a-melhor-dieta-para-mim

Questões Essenciais

Para identificar o seu caso, faça a seguinte análise e pergunte a sí: “Estou em sobrepeso há muito tempo?” ou “Sou obesa(o) há muito tempo?” ou ainda, “Estava em forma há pouco tempo atrás, mas perdi o controle e engordei, o que devo fazer agora?” Feitas essas perguntas a si, em qualquer dos casos, há alguns hábitos elementares e primordiais que você jamais vai poder abrir mão. Não tem como se furtar aos hábitos a seguir antes que voltemos ao questionamento da melhor dieta para seu caso. Contudo, você terá de fazer:
Dormir até 8 horas por dia ou noite, a depender do seu turno de trabalho;
Hidratar-se bem, pelo menos 2 litros de água ao dia;
Fazer atividades físicas ao menos 3 vezes na semana, pelo menos 20 minutos;
Deixar o tabagismo e bebidas alcoólicas, ou ao menos reduzi-los gradativamente, preenchendo os tempos quem quer fuma e bebe com outros hábitos saudáveis, se bebes ou fuma muito, faça redução gradativa porque se parar abruptamente, muito provavelmente ocorrerá recaídas.

Sem Empecilhos

“Ah, mas eu não consigo dormir muito tempo por causa do trabalho” – Não tem jeito, você vai precisar “recarregar suas baterias” inclusive para poder trabalhar e produzir melhor. Mesma coisa com os demais tópicos elementares e elencados acima. Não dê azo ao fracasso, tanto emocional, físico-estético, ou por questão de saúde. Se não gosta de determinado alimento, aprenda a gostar, ora. Você pode precisar dele na sua dieta, ou procurar um substituto com mesmas características nutricionais.

Busque um Profissional

Feito isso, aí é que você vai responder a si, analisar sua situação de peso, se é sobrepeso ou obesidade, pesquisando na internet aqueles famosos cálculos de IMC e demais, ou ainda, ter passado pelo profissional de saúde ou nutrição, principalmente aliás, e ter noção disso, e escolher a melhor dieta para o seu problema, de acordo com a vida e costumes alimentares.

Melhor Dieta Para Cada Caso

Isso deve ser feito devido à variedade de dietas e métodos para controle do peso. Existem várias dietas: Dietas Restritivas como a “Dieta Cetogênica” e a “Dieta Dr. Atkins”, “Dieta do Carboidrato”, dentre outras elaboradas por ilustres doutores no assunto, porém, não servem para quem já é obeso há muito tempo, por exemplo. Vão até funcionar, mas logo engordarão tudo de novo e tão rápido quanto perdeu. Quem já é obeso, precisa de reeducação alimentar e emagrecer aos poucos. Essas dietas restritivas são indicadas para quem está em forma e por um motivo ou outro engordou um pouco e precisa retomar a boa forma física para seu trabalho ou mesmo vaidade, como celebridades. Se esse não é seu caso e já está obeso(a), vai ter de mudar de hábitos, encarar a realidade e ter paciência e foco. Há pessoas que emagreceram somente contando os pontos na dieta dos pontos. Descubra qual é o seu caso e “lenha na caldeira”!

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios