Quinoa

A quinoa é um cereal muito nutritivo e importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Conheça seus benefícios.

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas

A Quinoa é um cereal muito importante para quem deseja ter mais saúde e qualidade de vida. Ela é muito consumida na região do Andes e possui ótimos nutrientes semelhantes ao do arroz e trigo, ótimos a saúde.

Ela é um alimento de alto e riquíssimo valor biológico a saúde, possuindo praticamente todos os aminoácidos necessários para o nosso corpo funcionar bem. Além disso é rica em cálcio, ferro e ômega 3. Assim como qualquer cereal, é rica em fibras, sendo enfim uma ótima fonte de carboidratos para a nossa alimentação.

A Quinoa contém vitaminas do complexo B em quantidades relevantes. Vamos conhecer mais sobre esse cereal, vendo seus benefícios à saúde e indicações.

Quinoa

Benefícios da Quinoa

  • Por ser rica em proteínas, a Quinoa atua no fortalecimento muscular, principalmente para aqueles que praticam atividades físicas constantes. Devido às suas quantidades de ômega 3 e 6, o seu consumo é recomendado para a prevenção de doenças do tipo cardiovasculares e também na redução do colesterol ruim.
  • A Quinoa ajuda também no fortalecimento dos ossos, evitando a tão temida osteoporose, tão comum na terceira idade, pois ela possui grandes quantidade de cálcio.
  • Por possuir vitaminas do complexo B, pode ajudar no funcionamento total de todo o sistema nervoso, além da manutenção dos hormônios.
  • Para quem deseja perder peso ela também é muito recomendada, uma vez que as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, prevenindo o aumento do peso e melhorando a saúde.
  • Por fim ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Consumo de Quinoa

É interessante lembrar que você pode encontrar esse grãos nos principais supermercados do Brasil e o valor é acessível. É vendida geralmente em pó, parecida com a aveia moída, porém é possível encontrar a Quinoa em grãos.

Quinoa Emagrece?

Nas duas versões você vai encontrar todos os nutrientes mencionados, mas a recomendação é que você não consuma intensamente, ou seja, que saiba controlar as quantidades de Quinoa no seu dia a dia. Nenhum alimento deve ser consumido em excesso.

De acordo com a opinião dos profissionais de saúde que pesquisam sobre esse grão, principalmente os da Associação Brasileira de Nutrologia, não há uma recomendação média diária para o consumo desse grão. Mas, vamos fazer um cálculo assim: em uma dieta de 2 mil calorias, duas colheres de sopa por dia de Quinoa já são suficientes.

Você poderá consumir nas principais refeições, ela pode ser acrescentada na alimentação de diversas formas. Lembrando sempre que com moderação e cuidado, ela faz bem!

A minha dica final é para quem está em busca de perder de peso. Utilize a quinoa em sucos de frutas ou em vitaminas. Ela trará saciedade por mais tempo!

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



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