Reeducação Alimentar

O caminho para uma alimentação balanceada

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Dicas, Dietas

Muito se ouve falar em reeducação alimentar. No entanto, não pelo motivo mais importante: a saúde. Essa medida é procurada geralmente quando o se quer tratar de estética, mas se trata exatamente isso: uma reeducação. Nós adquirimos hábitos ao longo da vida que dificilmente são saudáveis e são muito difíceis de controlar ou eliminar. Por isso, a reeducação alimentar serve para se aprender a cultivar bons hábitos.

O que preciso fazer para reeducar minha alimentação?

Primeiro você vai precisar eliminar certos alimentos. Muito se engana quem acha que deve cortar tudo de uma vez e repentinamente: isso pode causar impactos no seu organismo, principalmente porque condicionamos nosso corpo aos nossos costumes. Além disso, fazer uma mudança radical não vai fazer você aprender a se alimentar bem e a cultivar esse costume.

Para melhorar sua alimentação, tente inserir novos alimentos e eliminar outros de forma gradativa, fazendo isso de forma que a dieta não seja muito restritiva, já que intuito é fazer com que você consuma bons alimentos e na quantidade certa.

Quais alimentos preciso eliminar ou diminuir?

Você não precisa deixar de comer nada que não seja prejudicial pra sempre, mas vai precisar diminuir o consumo de certas coisas que, se consumidas em excesso, causam muitos prejuízos em longo prazo.

Maus Hábitos Alimentares

Evite comprar ou consumir:

  • Refrigerantes , sucos artificiais e bebidas alcoólicas;
  • Frituras como batata frita e bife à milanesa ou alimentos muito gordurosos como pele de frango e toucinho;
  • Massas (folheadas, de empadas e tortas);
  • Embutidos (salsicha, presunto, salame), defumados (bacon, queijos);
  • Alimentos congelados/industrializados ou fast-food. 

Os doces são permitidos, porém em pequenas quantidades. Procure consumir pães, massas e arroz que sejam integrais e beba 2 litros de água por dia, ou um pouco mais: quanto mais líquido você ingere, menos líquido retém, porque esse líquido dilui o sódio que está no seu organismo. A ingestão de líquido ajudará você a perder algumas medidas e vai beneficiar sua pele.

Como posso organizar minhas refeições de modo saudável?

Você precisa se fazer em torno de 6 refeições por dia, sendo que cada refeição deve ter uma porção pequena. Fica muito tempo sem comer é prejudicial e faz você comer mais do que devia em determinado horário. Procure variar os tipos de alimentos — quando mais colorido o prato, mais saudável ele é. Veja exemplos de como fazer suas refeições:

Hábitos Alimentares

No café da manhã:

  • Frutas/suco natural;
  • Leite/iogurte/queijo (de preferência branco);
  • Pão/torrada/cereais (integrais);
  • Frios (de preferência um light, como peito de peru);
  • Se for consumir margarina ou geleia, consumir pouco.

No almoço ou jantar:

  • Uma carne magra (pouco gordurosa), grelhada, assada ou cozida;
  • Uma porção de carboidratos, como batata ou arroz (de preferência integral);
  • Uma porção de proteína vegetal como feijão ou lentilha;
  • Uma porção de verduras + legumes (alface, repolho, brócolis, etc + cenoura, pepino, beterraba, etc);
  • Uma fruta/suco natural;

Reeducação Alimentar

Nos lanches intermediários:

  • Uma fruta;
  • Uma bolacha integral ou tipo craker ou uma barrinha de cereais;
  • Uma bebida natural (suco, chá, leite, iogurte, etc).

Verifique aqui as porções recomendáveis organizadas em uma tabela dividida em duas partes.

Confira as dicas da nutróloga Liliane Oppermann sobre reeducação alimentar:

Mantenha o hábito

Verifique a quantidade de calorias dos alimentos e monte um cronograma alimentar pra você seguir, pra que você se acostume com sua nova dieta. Para melhorar ainda mais a sua saúde e sua beleza, procure fazer exercícios — uma caminhada de 15 minutos duas vezes por semana ou o simples ato de usar a escala ao invés de o elevador — e os efeitos da sua dieta serão percebidos em dobro. E não se esqueça de beber muita água.

Aline Couto

Autora

Aline Couto já testou um pouco de todas as dietas e está sempre ligada nas últimas pesquisas e novos lançamentos na área de emagrecimento.



2 comentários

  1. tatiane

    Eu gostei das dicas e tambem de tira minhas duvidas tipos as quantidades de refeicao e eu vou fazer e tentar seguir ao pe da letra muito obrigada bjs tchal

  2. janaina

    nossa gostei muito das dicas tirei todas minhas duvidas que eu tinha voçes estao de parabens

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