Tudo Sobre a Chia

Aprenda mais sobre a poderosa chia e como ela pode ajudar no emagrecimento

Artigo publicado por Aline Couto nas categorias: Produtos

A semente da chia é originária do México, onde era utilizada como alimento pelos antigos povos da América Central há muitos séculos. Seu nome científico é Salvia hispanica L.  e a chia é uma planta herbácea pertencente à família das lamiáceas, assim como o linho e a sálvia, sendo também conhecida como “salvia hispânica”. Ela se tornou famosa nos 4 cantos do mundo por causa das fibras, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas e outros nutrientes encontrados em sua composição, o que ajuda a melhorar a saúde. Entretanto, sua maior fama é devida aos seus poderes emagrecedores. Nesse artigo, você conhecerá porque deve incluir a chia na sua alimentação:

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Quanto e Como Consumir a Chia

Você encontrará facilmente as sementes de chia em supermercados e em lojas de produtos naturais. Assim que as tiver em casa, poderá espalhá-las pelas saladas, sopas, vitaminas e em qualquer outro prato, tanto doce quanto salgado. O importante é que a quantidade diária chegue a 25 gramas, ou 2 colheres de sopa.

Chia Emagrece?

A grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis encontrada na composição da chia, quando em contato com a água, transforma-se em uma espécie de gel no estômago, ocupando um bom espaço dele. Com isso, você sentirá menos fome durante o dia e, consequentemente, sentirá os efeitos na balança. Para comprovar esse fato, basta deixar uma porção de sementes de chia de molho em um copo com água. Você verá que, em pouco tempo, elas se incharão e se transformarão em um gel. E para melhorar, essas fibras também contribuem para o melhor trânsito intestinal, o que evita e trata a prisão de ventre.

Chia, A Amiga do Coração

Incrivelmente, uma porção de sementes de chia contém nada mais nada menos que 400% da necessidade diária do nosso corpo de ômega-3, o que equivale a 8 vezes mais que um pedaço médio de salmão, o alimento mais rico nesse nutriente. Por isso, a chia é uma grande aliada do coração, protegendo-o contra coágulos de sangue e arritmias, reduzindo o colesterol e aumentando a sensibilidade insulínica. Ele também ajuda a regular a pressão sanguínea, o que evita a hipertensão. Outros benefícios do ômega-3 são: fortalecimento do sistema neurológico, melhora da depressão e aumento da absorção dos nutrientes.

Ossos e Dentes Fortes

Se você for intolerante à lactose e precisa de uma fonte segura de cálcio, a chia é a sua solução. Mas se não é intolerante, também pode usar e abusar dessa sementinha, pois ela contém mais cálcio que o leite! Pois é, 100 gramas do produto tem 6 vezes mais cálcio que meio copo de leite integral. Portanto, abaixo a osteoporose com a semente de chia!

Anemia Nunca Mais!

Outro nutriente presente em grandes proporções na semente de chia é o ferro. Com 100 gramas delas, você terá o triplo de ferro que a mesma quantidade de espinafre pode te oferecer. Com isso, você ficará livre de uma vez por toda da anemia e do cansaço.

Reconstrução Muscular

Especialmente quem pratica atividades físicas, precisa de boas fontes de proteína para que ocorra a reconstrução muscular, evitando a fadiga e o overtraining (faz a massa muscular diminuir). Com 100 gramas de sementes de chia diários, você ajudará a manter a massa muscular, terá mais energia durante os treinos e as células nervosas ficarão mais nutridas.

Cérebro a Mil

Para que o cérebro funcione plenamente, precisamos de magnésio, que é encontrado em abundância na danada da chia. 100 gramas do super alimento contém 15 vezes mais desse mineral que a mesma quantidade de brócolis. Sendo assim, se estiver com falhas de memória, está na hora de investir nessa semente!




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